Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Pré-candidatos que já garantiram apoio de lideranças em municípios do sertão de Pernambuco

Eleições-2018 Blog do Didi Galvão
Aos poucos o quadro político vai se definindo no sertão pernambucano, pelo menos em relação a pré-candidaturas de deputados estaduais e federais. Em Petrolina maior colégio eleitoral do sertão, vários nomes estão de olho nos 192.677 eleitores, entre os pré-candidatos a deputado federal estão: Fernando Filho; Adalberto Cavalcanti; Gonzaga Patriota, Lucas Ramos e Guilherme Coelho. Já para a assembleia legislativa do estado os nomes cotados são: Odacy Amorim; Orlando Tolentino; Cristina Costa; Dr. Pérsio e Zé Neto. Outros ainda vão surgir até a definição do quadro político, assim como os nomes mencionados poderão desistir ou disputar outros cargos.
Em Lagoa Grande com 18.739 eleitores, o prefeito Vilmar Cappellaro, tem forte ligação com o vice-governador Raul Henry. O posicionamento de Vilmar em relação à apoios no pleito eleitoral de Outubro vai depender da definição de Henry, se o vice for candidato à reeleição tudo leva a crer que o prefeito fica com Lucas Ramos para federal, ficando a definição de quem vai contar com seu apoio para deputado estadual. Dentro do bloco de sustentação ao governo municipal de Lagoa Grande, existe um grupo que vai apoiar candidatos da oposição ao governo do estado. O deputado federal Adalberto Cavalcanti é um desses nomes. Na oposição de Lagoa Grande, o único nome certo para contar com apoio do grupo liderado pelo ex-prefeito, Robson Amorim é o deputado Fernando Filho.
Já em Santa Maria da Boa Vista são 28.418 eleitores onde o atual prefeito Humberto Mendes, confirmou apoio aos pré-candidatos, Fernando Monteiro para deputado federal e Augusto Cesar para estadual e ainda tem um grupo no governo boavistano que vai apoiar os deputados Adalberto Cavalcanti e Odacy Amorim. Já a oposição deve partir para as eleições em pelo menos três frentes, todas lideradas pelo ex-prefeito e que vão apoiar candidatos diferentes. Possíveis nomes que contará com esses apoios são Fernando Filho, Guilherme Coelho e Lucas Ramos. Ainda falta a definição do PT no processo eleitoral que provavelmente apoiará candidatos do próprio partido, incluindo candidaturas de deputados federal e estadual.
No município de Orocó pelo menos cinco grupos vão correr atrás dos 11.750 eleitores, sendo três dentro do governo e dois na oposição. O atual prefeito George Gueber vai apoiar os candidatos Sebastião Oliveira para federal e Rogério Leão para estadual. O ex-prefeito Dedi permanece com Fernando Filho para federal e Socorro Pimentel para estadual. Ainda no grupo governista tem a ala do PT liderada pelo vereador Luiz Bernardino, que deve apoiar Humberto Costa para federal e o sindicalista Doriel Barros para estadual. Na oposição dois grupos já estão definidos, um desse que conta com o vereador Ismael Lyra, deve votar na deputada estadual Roberta Arraes e provavelmente em Lucas Ramos para federal. Já o outro grupo esse liderado pelo ex-vereador Galego de Abílio, deve andar juntos com Gonzaga Patriota para federal e Rodrigo Novaes para estadual.
O município de Cabrobó tem atualmente 24.259 eleitores e muitas incertezas, isso porque o prefeito ainda não definiu seu posicionamento para as eleições deste ano. Enquanto isso alguns grupos já estão sendo formados e entrando em campo, um desses formado por cinco vereadores e ex-vereadores, já anunciou apoio às pré-candidaturas de Adalberto Cavalcanti para federal e Rogério Leão para estadual. Já o grupo liderado pelo ex-prefeito Eudes Caldas, vai apoiar os deputados Fernando Filho para federal e Julio Cavalcanti para estadual. O deputado estadual Rodrigo Novaes permanece com apoio dos Novaes e de alguns vereadores, também é comentado nos bastidores que o prefeito Marcilio deve apoiar tanto Rodrigo, quanto Lucas Ramos para federal. Guilherme Coelho pré-candidato a deputado federal poderá contar com apoio do sindicalista Antonio de Nestor, já Lucas mantém bons relacionamentos e poderá ser votado com apoio do ex-prefeito Auricélio Torres.
15.810 eleitores de Belém do São Francisco vão escolher os candidatos dos grupos de oposição e governo. O atual prefeito Professor Licinio apoia as pré-candidaturas de Kaio Maniçoba para federal e Rodrigo Novaes estadual, não temos conhecimento de divergência quanto a apoios no grupo governista de Belém. Já na oposição pelo menos no diz respeito a pré-candidaturas para a câmara federal, possivelmente vai haver divisão entre o grupo do ex-prefeito Gustavo Caribé e do ex-vereador Dr. Henrique Marcula. Quanto a estadual parece que todos falam a mesma língua, levando em consideração que Gustavo Caribé seja mesmo candidato a uma vaga no parlamento estadual.
Parnamirim município do sertão Central de Pernambuco tem atualmente 17.515 eleitores, que vão escolher entre os candidatos de oposição e governo que estão divididos em cinco grupos. O prefeito Tacio Pontes e seu grupo político vai apoiar a pré-candidatura de Augusto Coutinho para federal e Rodrigo Novaes para estadual, ainda dentro do bloco governista o ex-prefeito Nininho fica com Lucas Ramos e Socorro Pimentel e o vice-prefeito, Nivaldo Mendes com Fernando Filho para federal e Romário Dias para estadual. A oposição também parte dividida para o pleito eleitoral deste ano se tratando de deputados, o grupo do candidato a prefeito nas ultimas eleições, Mucio Angelim, vai apoiar as pré-candidaturas de Fernando Monteiro para federal e Odacy Amorim para estadual, já o outro grupo que conta com três vereadores e suplentes, vai apoiar Adalberto Cavalcanti pré-candidato a deputado federal e Roberta Arraes, pré-candidata a deputada estadual.

Do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Caminhoneiro perdeu controle e carga de jerimum caiu e chegou a bloquear BR-232 na descida da Serra das Russas

  Na manhã desta quarta-feira (27), um caminhoneiro perdeu o controle de seu veículo, resultando na queda da carga de jerimum sobre a pista ...