Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 22 de março de 2018

Coluna do blog desta quinta-feira

Unidade da oposição está pacificada
Prestes a findar o prazo de filiação, a oposição ao governador Paulo Câmara pode contabilizar a aquisição de dois partidos que em tese estariam na Frente Popular. O primeiro foi o MDB, que deu ao senador Fernando Bezerra Coelho mais força política para a equação de 2018, e depois teve a consolidação da ida de Daniel Coelho para o PPS no sentido de ser o comandante em chefe do partido e consequentemente levá-lo para a oposição.
MDB, PTB, PSDB, DEM e PPS retiram partidos que em outra ocasião estavam na Frente Popular, como em 2014 quando Paulo representou uma aliança de 21 partidos. Nestas eleições a situação, pelo menos partidária modificou consideravelmente. A correlação de forças está mais equilibrada para as eleições deste ano.
Em termos políticos e eleitorais, Armando Monteiro, Fernando Bezerra Coelho, Mendonça Filho e Bruno Araújo, por todos terem seus respectivos partidos, surgem como os principais atores desta equação, com prevalência, evidentemente aos senadores Armando Monteiro e FBC, com uma sinalização muito clara de unidade entre todos eles no sentido de desbancar a hegemonia do PSB.
Se havia qualquer dúvida quanto a unidade oposicionista, essa dúvida não existe mais. Uma vez que o objetivo maior é derrotar o PSB, e será escolhido aquele que juntar as condições eleitorais e políticas para fazer o contraponto. A tese de candidatura única está encaminhada, mas dependendo do cenário nacional, não estaria descartada a estratégia de dois nomes para forçar um segundo turno e tentar derrotar o PSB em outubro depois de três eleições estaduais.
Ratatouille – Mais uma operação especial para combater desvios e fraudes na merenda escolar foi deflagrada, nesta quarta-feira (21), com base em relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O documento foi compartilhado pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) com a Promotoria de Patrimônio Público do Cabo e a Polícia Civil do Estado (PCPE). Segundo o chefe da PCPE Joselito Kehrle, fotos retratam ratos se alimentando de produtos que seriam fornecidos às crianças de escolas da rede pública. O ex-prefeito Vado da Farmácia (PTB) foi um dos alvos da Operação. Segundo a PCPE, os suspeitos são investigados pelos crimes de desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
Federal – A bancada pernambucana na Câmara dos Deputados em sua maioria acredita piamente que Marília Arraes sendo candidata a deputada federal tende a ser uma das mais votadas deste ano.
Disputa – Após um acordo com o PP para indicar a comissão permanente de Educação na Câmara dos Deputados, o PSB está diante de uma disputa entre os pernambucanos Tadeu Alencar e Danilo Cabral, que está longe de chegar a um consenso.
PPS – Opositores internos de Raul Jungmann no partido comemoraram a saída do ministro do partido. Eles afirmam que Raul abandonou a legenda no estado, deixando dívidas astronômicas para o diretório.
RÁPIDAS
Convite – O senador Fernando Bezerra Coelho convidou o deputado Jarbas Vasconcelos e o vice-governador Raul Henry para serem candidatos na oposição. A afirmação de FBC, evidentemente é uma ironia.
Ligações – Após assumir o comando do MDB em Pernambuco, o senador Fernando Bezerra Coelho fez ligações aos prefeitos do partido tranquilizando-os de que nada mudará a partir de agora e todos  podem continuar na sigla se assim acharem melhor.
Inocente quer saber – André Ferreira será candidato a senador na chapa de Paulo Câmara ou da oposição?

Do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

FMI piora projeção de déficit do Brasil para 2024 e 2025

  O FMI (Fundo Monetário Internacional) piorou sua projeção para o déficit primário da economia brasileira em 2024. Em relatório divulgado n...