Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 7 de março de 2018

EDUCAÇÃO – COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO DE FERNANDO BEZERRA QUE IMPEDE CURSOS SEM QUALIDADE. MATÉRIA VAI À CCJ

Seguiu para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado projeto de lei proposto por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) que impede que decisões judiciais mantenham em funcionamento faculdades e universidades avaliadas de forma insatisfatória pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta terça-feira (6), o PLS 195/2017 foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) da Casa, com parecer favorável do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), relator do projeto na CE. “A ideia é impedir a concessão de liminares que autorizem, de forma provisória, o funcionamento de cursos de graduação que não atendam aos requisitos de qualidade estabelecidos e aferidos pelo MEC”, explica Fernando Bezerra.
O PLS 195 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) para dar nova redação ao artigo 46 da LDB: “É vedada a concessão de tutela antecipada que tenha por objeto a autorização para o funcionamento de curso de graduação”. Conforme o projeto, quando identificadas falhas na qualidade do curso, o Ministério da Educação deverá fornecer mecanismos para a resolução dos problemas e acompanhar o processo de saneamento das deficiências.
“O que se pretende é reforçar o acompanhamento e a avaliação da qualidade das instituições e dos cursos de ensino superior como também a aplicação de penalidades pelo não-cumprimento dos critérios definidos pelo governo federal”, explica Bezerra Coelho. Entre as punições, o PLS 195 prevê a suspensão ou desativação dos cursos e habilitações e, ainda, o descredenciamento da instituição.
Na Comissão de Educação, o senador Cristovam Buarque classificou como “vergonhoso e sinal de atraso cultural” o fato de juízes desconsiderarem as avaliações técnicas do Ministério da Educação, permitindo o funcionamento de cursos sem qualidade. “O sistema de avaliações qualitativas do MEC ainda é algo absolutamente importante para o país, protege a sociedade e os estudantes e será necessário por um bom tempo”, afirmou. “O que vem ocorrendo hoje em dia, por causa das liminares, é a proliferação de cursos de má qualidade sub-júdice, que cobram mensalidades de milhares de alunos sem a garantia de que eles irão se formar”, acrescentou o relator.
Segundo observou Cristovam Buarque, desde setembro do ano passado, 27 faculdades tiveram as atividades parcialmente suspensas por adotarem “práticas que não são sérias, como a terceirização de cursos e o aproveitamento irregular de estudos”. Depois de ser analisado pela CCJ do Senado em decisão terminativa, o PLS 195 seguirá à Câmara dos Deputados.

Do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...