Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 19 de abril de 2018

19 DE ABRIL DIA DO ÍNDIO

 
Dia do Índio é comemorado anualmente no dia de 19 de Abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940 e não é considerado um feriado. Este dia serve para reforçar a identidade do povo indígena brasileiro na história e cultura atual.
Com o objetivo de preservar as tradições e identidade desse povo tão sofrido, criou-se então o Dia do Índio, data que surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem as nossas raízes que formam o nosso povo.
A história do Dia do índio
Dia do Índio foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Quando se deu o primeiro congresso indigenista interamericano.
O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
O evento quase fracassou no dia de abertura. Mas teve sucesso no dia 19. Assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos em um encontro marcante.
Do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...