Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Especialista revela expectativa de Boqueirão sangrar após chegada de novas águas

Nesta terça, 17, o açude de Epitácio Pessoa está atingindo os 126 milhões e 809 mil m³, o que representa 30,8% de sua capacidade total. Para atingir a marca de sangria o açude ainda precisa aumentar mais de 10 metros.
O cenário que já se vê hoje em nada se compara com o que era observado há um ano. O Boqueirão saiu da margem de volume morto, onde media 2,9% e por conta das águas da transposição e, principalmente, das chuvas intensas dos últimos dias, tem aumentado rapidamente seu volume.
Segundo o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, apesar das chuvas na região do Cariri, muitos açudes locais ainda estão com apenas 5% da capacidade.
Ele ressaltou que é preciso que a população se conscientize e que faça o uso racional da água, pois, apesar das bacias, rios e açudes do Cariri facilitarem o aporte hídrico em Boqueirão, a água é um bem finito.
“As chuvas ocorridas no último dia 15 favoreceram o aporte, então, à medida que o açude vai pegando um volume maior, existe o aumento do espelho d’água, que vai se espalhando. O açude vai preenchendo seu espaço e a tendência é que, se as chuvas continuarem, haja a sangria se ultrapassar esses 10m e 10 cm que faltam. Temos esperança nisso, porém as pessoas devem manter a racionalidade, porque a água é um bem finito”, alertou o especialista.
Com Paraíba Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...