Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 21 de abril de 2018

GRAÇAS A DEUS; Após chuvas, 40 açudes deixam situação crítica na Paraíba

Pelo menos 40 açudes dos 127 monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) deixaram a situação considerada crítica, com menos de 5% do volume de água depois do registro de chuvas nas regiões da Paraíba. Segundo dados da Aesa, o estado tinha no mês de janeiro 59 mananciais acumulando menos de 5% do volume de água total. Atualmente apenas 19 açudes acumulam o percentual hídrico abaixo de 5% considerando toda capacidade.
O relatório de monitoramento da Aesa revela também que a quantidade de açudes com o volume de água cima de 20% dobrou durante o mesmo período. O estado registrava em janeiro 27 reservatórios ultrapassando o índice hídrico de 20%. O número atual é de 57 açudes.
Apenas dois  açudes no mês de janeiro estavam transbordando na Paraíba; Olho D’água, em Mari; e São José II em Monteiro. Depois das chuvas, 11 mananciais atingiram o volume de água total; Araçagi, na cidade de Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cafundó, em Serra Grande; Manoel Marcionilo, em Taperoá; Olho D’água, em Mari; São José I, em São José de Piranhas; São José II, na cidade de Monteiro; Pimenta, em Piancó e Vazante, localizado no município de Diamante.

Boqueirão

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, atingiu nesta sexta-feira (20) o volume de 131.019.301,20 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a quase 32% de toda capacidade.  A maior recarga hídrica registrada no manancial desde sua última sangria, em março de 2011, aconteceu entre os dias 14 e 15 deste mês, quando o reservatório recebeu cerca de 13 milhões de metros cúbicos de água.

Coremas

Na região do Sertão, o açude Coremas acumula 108.201.098,88  milhões de metros cúbicos de água e ultrapassou a marca de 18% de sua capacidade hídrica máxima. O manancial em janeiro deste ano chegou ao nível 3,97%, acumulando menos de 24 milhões de metros cúbicos de água.

Previsão

A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, informou que a previsão de novas chuvas permanece positiva para as regiões do estado, no entanto, de forma localizada em algumas áreas. “A previsão para chuva continua durante o fim de semana, mas de forma localizada em algumas regiões”, explicou.
Jornal da Paraíba/Foto: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROCAM apreende arma de fogo e evita homicídio em Santa Cruz do Capibaribe

  Durante uma ação exitosa do efetivo da ROCAM do 24 BPM, um indivíduo foi detido e uma arma de fogo calibre 12 foi apreendida no bairro San...