Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 18 de abril de 2018

JATAÚBA E MAIS OITENTA E OITO CIDADES SEM HOMICÍDIOS EM PERNAMBUCO

Registro de homicídios em cidades do Interior de Pernambuco caiu consideravelmente no mês de março. RMR comemorou um dia sem mortes

Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua apresentou reforço na segurança de Caruaru

Dos 184 municípios pernambucanos e mais o arquipélago de Fernando de Noronha,  Jataúba e mais 88 não registraram assassinatos no mês de março. Dessas, 17 estão há dois meses (fevereiro e março) sem registrar homicídios sendo, neste recorte, a maioria no Sertão (6) e Agreste (6). O balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS) sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) também demonstra que 37 cidades contabilizam apenas uma morte dessa natureza desde janeiro. Além disso, a Região Metropolitana comemorou o primeiro dia de homicídio zero depois de 541 dias. Os dados corroboram a tendência de queda na criminalidade em Pernambuco como aponta o Governo. No mês passado 366 pessoas foram assassinadas, o menor volume em uma série de 19 meses. 

Foi uma redução bastante expressiva e a gente espera reduzir ainda mais para voltarmos aos melhores índices do Pacto pela Vida”, afirmou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Entre os municípios que não registraram CVLIs em março, a maioria fica no Interior. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), compõem esse ranking apenas Araçoiaba e Itapissuma. 

Houve ainda 17 cidades que estão sem crimes violentos letais desde fevereiro. Entre elas, estão Afrânio, Belém de São Francisco, Cabrobó, Carnaíba, Ibimirim e Moreilândia, no Sertão; e Caetés, Iati, Passira, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério e Venturosa, no Agreste. O secretário ainda destacou que 76 municípios computaram queda nos índices em relação a fevereiro. Um desses destaques foi São José da Coroa Grande, na Mata Sul. A cidade que teve dois assassinatos em janeiro foi para 11 em fevereiro e em março caiu para zero. Outro exemplo foi Escada, na mesma região, com redução de 71,4% dos assassinatos no mês passado. Outro índice comemorado pelas autoridades de segurança foram as datas zero homicídio no Grande Recife e na Diretoria Integrada do Interior 2 (Dinter 2).
Redução de homicídios em Pernambuco - Crédito: Hugo Carvalho/Arte Folha de Pernambuco

No dia 30 de março, nos 15 municípios da RMR não houve nenhum homicídio, fato que só aconteceu anteriormente em 4 de outubro de 2016. Já nas 61 cidades que compõem a Dinter 2 houve cinco dias no último mês em que não houve assassinatos. Em fevereiro foram oito dias com o mesmo cenário e em janeiro, 13 dias. 

Temos trabalhado com inteligência e acompanhando as manchas criminais no mapa do Estado. Por isso é tão importante que a população faça o registro das ocorrências”, disse Pádua, sobre a colaboração da população para municiar a polícia de informações sobre locais, horários e tipos de crime. Além dessa aferição em tempo real, o secretário credita a redução dos índices aos investimentos que vem sendo feito nas policias. “São mais de 4,5 mil policiais militares nesses últimos três anos, além dos 1.280 policiais civis contratados em fevereiro. Isso repercute diretamente na operacionalidade das policias”, disse. 

Pádua reforçou que a ampliação dos quadros da Civil trouxe aceleração e melhora na qualidade das investigações. Já o incremento da PM ampliou a polícia preventiva nas ruas. Outro ponto importante apresentado foi a integração com forças de segurança de estados que fazem fronteira com Pernambuco. 



Em Jataúba, o trabalho da GCC Guarda Civil Comunitária em parceria com as polícias Militar e Civil, ajudaram a cidade a sair do mapa de homicídios e de principalmente assaltos e furtos. Fruto, reconhecido pela população jataubense, e muitas outras cidades circunvizinhas.

Da FOLHA PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Caminhoneiro perdeu controle e carga de jerimum caiu e chegou a bloquear BR-232 na descida da Serra das Russas

  Na manhã desta quarta-feira (27), um caminhoneiro perdeu o controle de seu veículo, resultando na queda da carga de jerimum sobre a pista ...