Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 28 de abril de 2018

MOSCOU RECEBERÁ 1500 CRIANÇAS EM JUNHO EM EVENTO DO FUTEBOL PELA AMIZADE

Celebrado em 25 de abril, o Dia Internacional do Futebol e da Amizade este ano foi marcado por eventos especiais para promover a amizade, o respeito mútuo e uma vida saudável em mais de 200 cidades de todo o mundo. Ao longo do mês, crianças e adultos participaram de jogos amistosos, sessões de treino abertas, flash mobs e eventos desportivos usando a pulseira da amizade azul e verde no pulso, como símbolo do Programa social internacional para crianças Futebol pela Amizade, da Gazprom. A fita azul representa um céu pacífico e a verde um campo de futebol aberto a todos. Os participantes foram apoiados por jogadores de futebol famosos, treinadores, apresentadores de televisão, atores e membros de agências governamentais de todo o mundo, que partilham valores humanos tão importantes como os da igualdade, respeito pela diversidade cultural e pela coexistência pacífica.
No Brasil, foi realizado um evento dedicado ao Dia Internacional do Futebol e da Amizade, que aconteceu na Embaixada da Rússia, em Brasília, onde o casal de Jovens Embaixadores do programa entregou as pulseiras da amizade aos Embaixadores de 27 países da América Latina, ao Ministro do Turismo e ao presidente da Embratur. O brasileiro Gustavo Cintra, que treina no time sub-13 do Fluminense representará o Brasil nos campos do torneio marcado para junho em Moscou. Luíza Zein, xodó dos saltos ornamentais do Fluminense, atuará como repórter mirim. Uma das missões da jovem é discursar no 6º Fórum Internacional para Crianças Futebol pela Amizade, que discutirá os caminhos para promover os valores-chave do programa ao redor do mundo.
Na Argélia, desportistas jovens realizaram uma limpeza de primavera num dos maiores estádios de futebol municipais, como forma de expressar o respeito pelos valores-chave do Futebol pela Amizade, seguido de dois jogos amistosos entre crianças locais e os Jovens Embaixadores do programa. O Senegal, que participa do programa pela primeira vez este ano, realizou uma conferência de imprensa com a presença de uma lenda do futebol senegalês, Amara Traoré, e de representantes oficiais do Ministério do Esporte local. No Cazaquistão, o dia de celebração coincidiu com o Dia do Futebol do Cazaquistão. Neste dia festivo, aconteceu um jogo aberto com o lendário clube de futebol Kairat e jogadores de futebol famosos receberam as pulseiras da amizade. Na Sérvia, foi transmitido um programa de TV dedicado ao Dia Internacional do Futebol e da Amizade com o famoso ator e apresentador Milan Kalinic, um grande fã do Crvena Zvezd FC, que apresentou os jovens sérvios que participarão do projeto. Na África do Sul, a academia de futebol jovem Young Bafana realizou um jogo amistoso de futebol de praia e, antes disso, uma competição de golfe, como forma de mostrar que a verdadeira amizade é possível em qualquer esporte.
Crianças talentosas de todo o mundo participam da nova temporada do Programa Futebol pela Amizade. Garotos como Yazan Taha, com 12 anos, um jovem jornalista, blogger popular e comentador de futebol da Síria, que tornou-se membro do Centro de Imprensa Infantil Internacional. A jovem Sofia Bazhenova, uma jogadora de futebol russa da equipe feminina de juniores Sub-16, vencedora do Campeonato Russo de Futsal, é outro destaque. Entre os jovens jogadores do programa está ainda Poadey Sébastien da Nova Caledónia, uma das pérolas da Oceania, que joga futebol desde os 4 anos de idade e é um dos jogadores mais jovens da sua equipe nacional, o Clube de Futebol Stade de Koniambo.
“O futebol tem sido a minha paixão desde criança! Não consigo imaginar a minha vida sem o esporte ou meus amigos. Estou certo de que o Futebol pela Amizade me ajudará a dar outro passo no sentido de tornar-me um jogador de futebol profissional”, acrescentou Swan Drame Jovem Embaixador do Futebol pela Amizade da França.
“Penso que o futebol pode unir as pessoas mais diferentes, porque a verdadeira amizade não tem barreiras. As coisas mais importantes são a bondade e a generosidade. Quero tornar-me realmente um jogador de futebol famoso para poder ser um orgulho para o meu país”, foram as emoções partilhadas por Jadidi Meuuo NdombukiJovem Embaixador do Futebol pela Amizade do Quénia.
“É maravilhoso que os nomes dos Jovens Embaixadores da nova temporada do programa tenham sido anunciados no Dia Internacional do Futebol e da Amizade. Posso afirmar que os jogadores da Tanzânia estão ansiosos por partilhar seus sentimentos sobre sua participação no projeto, com crianças de países diferentes. Desejo a todos os jovens desportistas boa sorte e dias inesquecíveis em Moscou”, afirmou Emmanuel Saakai, CEO da academia de futebol da Tanzânia, Lengo, e coordenador do Futebol pela Amizade na Tanzânia.
NOTAS
O primeiro Dia Internacional do Futebol e da Amizade foi anunciado pelos Jovens Embaixadores do Programa Futebol pela Amizade da Gazprom em 2014. Ao longo dos anos, os eventos têm incluído jogadores famosos de futebol, incluindo o defesa sérvio Branislav Ivanovic e o goleiro russo Yuri Lodygin do Zenit (São Petersburgo), assim como o atacante holandês Dirk Kuyt do Feyenoord (Roterdam) e o vencedor do Euro 2004, Theodoros Zagorakis, da seleção nacional de futebol grega.
Um total de mais de 500 mil pessoas participaram de eventos do Programa Futebol pela Amizade da Gazprom em comemoração ao Dia Internacional do Futebol e da Amizade. A data, comemorada em 25 de abril, teve o apoio de centenas de jogadores de futebol: a lenda mundial do futebol Franz Beckenbauer (Alemanha); um dos mais conhecidos na história africana, Didier Drogba (Costa do Marfim); o famoso defesa do Real Madrid Michel Salgado (Espanha); o antigo jogador do Arsenal de Londres Andrey Arshavin (Rússia); o ex-capitão da seleção nacional portuguesa, Vítor Baía; e outras estrelas do futebol ao redor do mundo.
O programa social internacional para crianças Futebol pela Amizade, da Gazprom, foi lançado em 2013. O projeto reúne meninos e meninas de diferentes nacionalidades e capacidade físicas. O objetivo é desenvolver o futebol infantil e promover, entre crianças de diferentes locais, o respeito por outras culturas e nacionalidades. Os valores-chave defendidos e promovidos pelos participantes do programa são  amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como excelente módulo educacional e com o apoio da Fifa, da Uefa e do Comitê Olímpico Internacional (COI), federações nacionais de futebol de diversos países, fundos de caridade internacionais voltados para crianças e grandes clubes de futebol do mundo, o programa social internacional para crianças Futebol pela Amizade, da Gazprom, promove diversos eventos até o grande jogo que acontece em junho, em Moscou.

Do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do Festival do Jeans 2024

Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Toritama, anunciou de forma oficial mais atrações do Festival do Jeans 2024 (FJT), que aco...