Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 10 de abril de 2018

Nível de Boqueirão, PB, aumenta e açude atinge 23% da capacidade total

Volume do açude aumentou 22,42 milhões de metros cúbicos de água. Manancial acumula água deste sábado (7).

Açude Boqueirão, na Paraíba, subiu de nível (Foto: Artur Lira / G1)
Açude Boqueirão, na Paraíba, subiu de nível (Foto: Artur Lira / G1)
Desde o último sábado (7) até esta terça-feira (10), o volume do açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, no Cariri paraibano, já aumentou 22,42 milhões de m³. Agora, o açude está com 23,44% da sua capacidade total de 411,6 milhões de m³.
Segundo os dados de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o manancial acumula nesta terça-feira (10) o volume de 96.487.561 milhões de metros cúbicos de água.
Na sexta-feira (6), o açude Boqueirão armazenava 71.227.638,40 milhões m³ de água. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades da região. Desde a quarta-feira (4) suas comportas foram abertas para atender outros 14 municípios, através do sistema de abastecimento da barragem de Acauã.
Só no Cariri da Paraíba, na segunda-feira (9), choveu mais de 760 mm. A cidade com o maior nível de precipitação foi São José dos Cordeiros, com 144 milímetros de chuvas. Na terça-feira (10), as chuvas diminuíram, e o Cariri registrou 288 mm de chuvas.

Açude sangra em São José de Piranhas

Um vídeo gravado por um professor mostra a emoção da população da cidade de São José de Piranhas, no Sertão paraibano, com a sangria do açude São José I, usado para o abastecimento do município. Depois de 7 anos, o reservatório voltou a sangrar com as chuvas na região. Com as mãos elevadas ao céu, os moradores rezaram juntos, agradecendo as chuvas e a nova sangria.
O açude ultrapassou a capacidade máxima no fim da manhã deste domingo (8). Segundo os dados a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude São José I, também conhecido popularmente como “Açude da Cagepa” tem capacidade para armazenar 3.051.125 de metros cúbicos de água. Em fevereiro deste ano, o reservatório chegou a marca de 0,7%, o que equivalia a pouco mais de 21 mil m³ de água.

Postado Pelo G1 PB
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

FMI piora projeção de déficit do Brasil para 2024 e 2025

  O FMI (Fundo Monetário Internacional) piorou sua projeção para o déficit primário da economia brasileira em 2024. Em relatório divulgado n...