Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Coluna do blog desta quinta-feira

Evangélicos devem ampliar protagonismo em Pernambuco 
A cada eleição que se passa, o segmento evangélico vem se tornando mais forte, tanto do ponto de vista político quanto eleitoral, quando tem ocupado os postos de candidatos mais votados para disputas proporcionais, e em 2016 eles tiveram o ápice do seu crescimento com a vitória de Anderson Ferreira para prefeito de Jaboatão dos Guararapes, segundo município mais importante de Pernambuco.
Em 2018 o quadro não é diferente, tanto o Pastor Eurico quanto Fred Ferreira e Ossesio Silva possuem grandes chances de vitória com expressivas votações para a Câmara Federal, bem como Eduardo da Fonte deverá repetir o êxito da dobradinha com o segmento através de Cleiton Collins. Para a Assembleia Legislativa de Pernambuco não é diferente, Manoel Ferreira deverá voltar ao mandato com expressiva votação, assim como o nome apresentado pela Igreja Universal e o Presbítero Adauto, que renovará seu mandato com a força da Assembleia de Deus.
Cleiton Collins, que há três eleições é o mais votado de Pernambuco, sempre batendo recordes de votos, deverá renovar seu mandato com uma expressiva votação, o que aponta a credibilidade do segmento perante o eleitorado, sobretudo num momento de descrédito da classe política e um crescimento do eleitorado conservador no país inteiro.
O próximo passo para o segmento, que poderá ser um divisor de águas em Pernambuco, é a audaciosa pré-candidatura de André Ferreira ao Senado pelo PSC. Duas vezes vereador mais votado do Recife, e eleito com expressiva votação para deputado estadual, André Ferreira poderá ser o primeiro evangélico a representar Pernambuco no Senado Federal, o que colocaria de uma vez por todas a família Ferreira no rol das mais importantes da política estadual, e garantiria ao segmento uma perspectiva de voos ainda maiores.
As eleições de 2018 podem representar uma ampliação significativa do segmento evangélico na política pernambucana, o que permitirá uma maior discussão das pautas voltadas para a família e naturalmente para o conservadorismo.
Ponte – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) terminou as obras de recuperação da Ponte Getúlio Vargas, conhecida como Ponte de Itamaracá, localizada na PE-035. A obra contou com investimento de R$ 2,9 milhões, recursos próprios do Estado. Em janeiro deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou um alerta ao DER, através de ofício da conselheira Teresa Duere, sobre os atrasos na obra. Segundo matéria na TV Globo, as obras estavam causando grandes congestionamentos no único acesso da Ilha de Itamaracá.
Rumo – Da base governista, o vereador de Caruaru, Ricardo Liberato (PDT) reclamou na tribuna, na última terça-feira (29), que há cinco semanas não consegue ser recebido em audiência pela prefeita Raquel Lyra ou pelo secretário de Governo do município. De uma das famílias mais tradicionais da cidade, Liberato questionou se a prefeita não quer mais seu apoio.
Senador – O deputado federal Mendonça Filho, que será oficializado como pré-candidato a senador no dia 11 de junho, está recebendo inúmeros apoios para o seu projeto de chegar à Câmara Alta em 2019. Apesar de integrar a chapa oposicionista, Mendonça receberá apoio de muitos prefeitos da Frente Popular. Isso é fruto do reconhecimento pela sua exitosa passagem pelo MEC, quando não discriminou nenhum prefeito na liberação de recursos para os municípios.
Completa – Nos bastidores da oposição há informações de que no próximo dia 11 será anunciada a chapa completa com Armando Monteiro governador, Mendonça Filho senador e as vagas de vice e senador que faltam. As negociações estariam bastante avançadas e como há uma proximidade com a Copa do Mundo, anunciar toda a chapa facilitaria a consolidação das pré-candidaturas junto ao eleitorado até a convenção.
RÁPIDAS
Confiança – Após conversar com o ex-presidente Lula em Curitiba, o deputado federal Silvio Costa (Avante) saiu mais animado do que nunca com sua pré-candidatura a senador. Perguntado sobre qual chapa, ele respondeu: o tempo dirá!
Abertura – Contrariando os boatos que surgiram nas redes sociais durante a greve dos caminhoneiros, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, confirmou a abertura do São João deste ano no próximo sábado. A tradicional festa terá Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru e Jonas Esticado, no pátio de eventos Luiz Gonzaga.
Inocente quer saber – Por que Humberto Costa quer rifar a candidatura de Marília Arraes a todo custo?

Do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...