Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Coluna do blog desta segunda-feira

Chapinhas podem aumentar taxa de renovação na Alepe
Nas eleições de 2014 apenas 26 deputados estaduais foram reeleitos, os demais foram novatos permitindo uma renovação de 47% nos quadros da Casa Joaquim Nabuco em relação a 2010. Para as eleições de 2018 apenas Pedro Serafim Neto e Paulinho Tomé não tentarão mandato este ano, enquanto Silvio Costa Filho, Eriberto Medeiros, Ossesio Silva, André Ferreira e Henrique Queiroz tentarão um salto nas eleições deste ano.
Portanto dos 49 deputados da atual bancada 42 tentarão renovar seus mandatos, entretanto há um cálculo feito pelos principais nomes da Alepe de que a taxa de renovação poderá ser maior do que se espera. A expectativa inicial era que a renovação fosse menor por conta das dificuldades de financiamento de campanha, o que acaba beneficiando quem já está no mandato, porém pelas chapinhas que estão sendo montadas, o risco de renovação poderá ter um aumento significativo.
Nas eleições de 2014 o chapão do PSB elegeu 26 deputados, enquanto o do PTB ficou com 12, sobrando 11 vagas que ficaram entre PP (4), Solidariedade (2), PSL (1), PHS (1), PRP (1), PROS (1) e PSOL (1). Nas eleições deste ano a conta é que o chapão do PSB fique entre 16 e 18 deputados e o PTB oscile entre 8 e 10, o que poderia deixar de 21 a 25 vagas para serem distribuídas entre as outras chapas.
Se em 2014 os principais chapões elegeram 77,5% das vagas, em 2018 a estimativa é que eles fiquem com 49% a 57% das vagas da Casa Joaquim Nabuco, o que de bate-pronto facilita a vida das chapinhas, que no PSC por exemplo terá apenas Guilherme Uchoa tentando a reeleição, e poderá eleger de cinco a sete deputados. No PP apesar de 13 dos 14 deputados tentarem a reeleição, o partido tem Fabiola Cabral, Clovis Paiva, Romero Albuquerque e Delegado Lessa, novatos que disputam com chances de vitória uma das 10 a 12 vagas que o partido deverá alcançar. Na oposição os novatos Andrea Mendonça, Antonio Coelho e João Paulo Costa disputam com chances reais de vitória as oito a dez vagas do grupo. Enquanto no governo Aglailson Victor é vaga garantida na chapa do PSB que deverá eleger de 16 a 18 nomes.
Fábrica – O governador Paulo Câmara participa, nesta segunda-feira, do lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica da Aché Laboratórios Farmacêuticos em Pernambuco. Com um investimento de R$ 500 milhões, a nova unidade da empresa será instalada no Complexo de Suape – município do Cabo de Santo Agostinho, atuando na fabricação de medicamentos alopáticos e fitoterápicos para uso humano. Durante o período de obras, serão gerados 200 empregos diretos na região, e outras 3.000 oportunidades de trabalho diretas e indiretas devem movimentar Suape quando a fábrica começar a operar totalmente.
Moradias – Nesta segunda-feira, a partir das 8h, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o secretário de Saneamento, André Correia, entregam as chaves das casas duplex do Conjunto Habitacional Irmã Terezinha, localizado na Rua Capitão Braz, Nº 80. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe I, com investimentos de R$ 4,5 milhões. O Habitacional tem 69 casas do tipo duplex, com área de 47 metros quadrados. Cada imóvel tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Antonio Coelho – Pré-candidato a deputado estadual pelo DEM, Antonio Coelho cumpriu agenda no interior no final de semana ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho. Antonio substituirá o irmão Miguel que deixou a Alepe para ser prefeito de Petrolina. Caso Antonio vença a disputa, os Coelhos terão um estadual, um federal, um prefeito e um senador a partir de 2019.
João Campos – O pré-candidato a deputado federal João Campos tem duas missões estabelecidas pelo PSB nestas eleições. Além de ser o mais votado do estado, os socialistas trabalham para que o filho de Eduardo seja o mais votado do Recife e credenciá-ló para suceder Geraldo Julio em 2020. O PSB acredita que não há nome melhor para suceder Geraldo do que João Campos.
RÁPIDAS
Lançamento – Pré-candidato a deputado estadual, Junior de Cleto fará um grande ato de lançamento da sua pré-candidatura no dia 19 de maio. O evento contará com diversos apoiadores do pré-candidato pelo Patriota, dentre eles o deputado federal André de Paula, com quem Junior de Cleto dobrará nas eleições.
Davi Muniz – Após se organizar para tentar um mandato de deputado estadual, o vereador do Recife Davi Muniz decidiu ser candidato a deputado federal. A decisão veio após a entrada do Pastor Eurico no Patriota, que poderá ajudar a eleger de dois a três federais pelo partido. Davi tem todas as condições de ser o segundo e se eleger deputado federal.
Inocente quer saber – José Eduardo Cardozo veio a Pernambuco para articular a retirada da candidatura de Marília Arraes?

Do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Caminhoneiro perdeu controle e carga de jerimum caiu e chegou a bloquear BR-232 na descida da Serra das Russas

  Na manhã desta quarta-feira (27), um caminhoneiro perdeu o controle de seu veículo, resultando na queda da carga de jerimum sobre a pista ...