Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 12 de maio de 2018

Coluna do blog deste sábado

Candidatura oposicionista virou batata quente 
No evento oposicionista do Minha Casa Minha Vida em agosto do ano passado, a oposição começou a tomar corpo e havia uma expectativa em relação a vários nomes para a disputa, dentre eles os dois senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho e os então ministros Fernando Filho, Mendonça Filho e Bruno Araújo. Ali estava sinalizado que a chapa majoritária poderia ser composta com esses nomes e que a partir daquele momento a oposição iria angariar mais partidos e mais apoios para a eleição deste ano.
O primeiro evento, em dezembro, na capital pernambucana serviu para sinalizar que a oposição iria aumentar a cada mês a ponto de chegar fortalecida para o pleito. A sinalização, infelizmente para o grupo, não se confirmou. Os demais eventos não tiveram um único fato novo que demonstrasse a competitividade do projeto pois nenhum partido ou expressiva liderança política que estavam com Paulo Câmara aderiu ao grupo, o que foi fragilizando a construção de um palanque competitivo.
O imbróglio do MDB, que se fosse entregue ao senador Fernando Bezerra Coelho faria dele o candidato natural oposicionista, acabou prejudicando novas movimentações da oposição, porque até o presente momento não existe a garantia de que o partido ficará com ele, e consequentemente o deixou fora da chapa majoritária.
O deputado Bruno Araújo, que poderia ser uma alternativa para o Senado, desde que deixou antecipadamente o ministério das Cidades, acabou fragilizando-se do ponto de vista majoritário. Apesar de não dizer oficialmente, ninguém na própria oposição acredita que ele trocará uma reeleição de federal encaminhada por uma aventura majoritária.
Enquanto isso, o ex-ministro Mendonça Filho, que era uma alternativa para o governo, já deu sinais que só deverá entrar na majoritária para disputar o Senado, mesmo assim, o sonho de Mendonça ainda é ser alçado ao plano nacional como candidato a vice-presidente, e se isto ocorrer ele caminha para aceitar a missão.
Restaram o ex-ministro Fernando Filho, que sinalizou disposição para a disputa mas queria que a definição ocorresse de imediato, o que ainda não aconteceu, e isso acaba virando um óbice para o seu nome, e o senador Armando Monteiro, que seus próprios aliados cogitam ficar de fora do segundo turno e apoiar Marília Arraes, vide a declaração do líder da oposição Silvio Costa Filho. Armando, inclusive, só deverá entrar na empreitada se sentir alguma condição de disputa e tiver a garantia estrutural para enfrentar o governador Paulo Câmara.
Neste grau de incerteza oposicionista, abrem especulações para a indicação de nomes olímpicos, ou seja, que entrarão no pleito somente para perder a eleição, vide Daniel Coelho, Priscila Krause, Silvio Costa Filho, etc. O sentimento generalizado da classe política é o de que a escolha do nome virou uma batata quente, porque está mais fácil encontrar quem não quer ser candidato do que alguém que efetivamente esteja disposto a enfrentar o PSB.
Força – Deputados apostam piamente na reeleição de Romário Dias, pois acreditam que ele tem condições de alcançar a votação que ele precisar. Se forem 50 mil votos, ele terá, se forem 60 mil, ele também terá, uma vez que sabe como trabalhar essa mercadoria chamada voto. Romário é um dos mais experientes e mais inteligentes da Casa, por isso quem apostar na sua derrota deverá quebrar a cara.
Jarbas – Setores palacianos afirmam que Jarbas Vasconcelos será o que ele quiser na Frente Popular, pois o governador Paulo Câmara não esquece a posição firme de Jarbas quando FBC e João Lyra teriam articulado trocar a candidatura a governador ainda em São Paulo na morte de Eduardo Campos e ele foi responsável pelo freio de arrumação que garantiu a manutenção de Paulo Câmara na cabeça de chapa.
Aliança – Os ex-prefeitos de Caruaru Tony Gel e Zé Queiroz, adversários históricos na cidade, estiveram juntos numa entrevista a uma rádio local, e sinalizaram para uma possível aliança para as eleições deste ano. Ambos integram a base do governador Paulo Câmara e poderão formalizar o que até recentemente parecia impossível na capital do forró.
Confusão – Em Surubim um áudio envolvendo o ex-prefeito Túlio Vieira está dando o que falar. Um aliado do ex-gestor reclama que não está sendo assistido pela pré-candidatura de Gustavo Gouveia a deputado estadual e diz abertamente que outras pessoas estão recebendo dinheiro. O ex-prefeito Túlio Vieira ficou muito chateado e disse que grupo de WhatsApp não era o local para tratar daquele assunto. O áudio viralizou.
RÁPIDAS
Cidadão – O ex-deputado Manoel Ferreira recebeu na noite de ontem o título de cidadão de São Lourenço da Mata. O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença do vereador Fred Ferreira, do deputado André Ferreira, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira e do anfitrião Bruno Pereira. Depois de oito anos fora da Alepe, Manoel deverá voltar com expressiva votação este ano.
São João – Considerado sucesso absoluto no ano passado, o São João de Petrolina, comandado pelo prefeito Miguel Coelho, deverá bater recorde de público e se consolidar como uma das principais festas do Brasil. Habilidoso, Miguel faz uma gestão acima da média na principal cidade do sertão pernambucano.
Inocente quer saber – O que Armando Monteiro achou da declaração de Silvio Costa Filho sobre a possibilidade de ficar de fora do segundo turno e apoiar Marília Arraes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Caminhoneiro perdeu controle e carga de jerimum caiu e chegou a bloquear BR-232 na descida da Serra das Russas

  Na manhã desta quarta-feira (27), um caminhoneiro perdeu o controle de seu veículo, resultando na queda da carga de jerimum sobre a pista ...