Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 5 de maio de 2018

Doleiros darão aulas de lavagem a procuradores

Doleiros que colaboraram com Operação 'Câmbio, desligo' darão 'aulas' sobre lavagem de dinheiro a procuradores
Delatores darão cursos, no Rio ou em Brasília, durante seis anos. 'Tony' e 'Juca Bala' foram soltos no mesmo dia em que o MPF deflagrou operação para desarticular megaesquema de compra e venda de dólares.
G1
Doleiros e colaboradores da Lava Jato no Rio de Janeiro, Vinicius Claret, o "Juca Bala", e Claudio Barbosa, conhecido como Tony, deverão dar "aulas sobre lavagem de dinheiro" a procuradores da República no Rio de Janeiro ou Brasília. A informação foi antecipada pelo jornal O Globo e confirmada pelo G1 nesta sexta-feira (4).
Segundo a publicação, o acordo entre os delatores e o Ministério Público Federal (MPF) prevê que os doleiros darão "cursos", durante seis anos, para ensinar aos procuradores técnicas para lavar dinheiro. Para isso, serão 200 horas-aula por ano, ou 1.200 horas-aula durante o período total do acordo.
Claret e Barbosa foram soltos nesta quinta-feira (3), no mesmo dia em que o MPF e a Polícia Federal deflagraram a Operação "Câmbio, Desligo". A ação apontou um esquema internacional de lavagem de dinheiro encabeçado por doleiros, entre eles, o "doleiro dos doleiros", Darío Messer. De acordo com os investigadores, desde 2011 a organização criminosa movimentou R$ 6 bilhões.
Ainda de acordo com os procuradores, para fazer as movimentações esses doleiros utilizavam contas de 3 mil empresas "offshore", em paraísos fiscais. Assim, o dinheiro movidopor eles não chamava atenção das autoridades e também estava livre de impostos.
Na prática, o sistema atribuído diretamente Messer funcionava como um banco clandestino de compensação, que conciliava interesses de clientes. Políticos e empresários podiam entregar reais aos doleiros, no Brasil, e receber em moeda estrangeira, lá fora. O contrário também podia ser feito: depositar dólares fora do país, e pegar reais aqui no Brasil.

Do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Caminhoneiro perdeu controle e carga de jerimum caiu e chegou a bloquear BR-232 na descida da Serra das Russas

  Na manhã desta quarta-feira (27), um caminhoneiro perdeu o controle de seu veículo, resultando na queda da carga de jerimum sobre a pista ...