Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Submetralhadora que matou vereadora Marielle sumiu da Polícia Federal


Mais uma submetralhadora como a que teria sido usada no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes desapareceu do arsenal das forças de segurança. De acordo com informações exclusivas do RJ2, uma arma do modelo MP-5 sumiu do controle da Polícia Federal – outras cinco já haviam sido dadas como desaparecidas pela Polícia Civil do Rio.

O desaparecimento foi constatado há três anos, no Núcleo Especial de Polícia Marítima da PF, que tem sede na Praça Quinze. Além da arma, dois carregadores calibre 9 milímetros desapareceram na mesma época. Ao contrário da Polícia Civil, a Polícia Federal abriu um procedimento para investigar o caso. Até hoje a submetralhadora não foi encontrada.

A Polícia Federal informou que um servidor foi responsabilizado, em 2017, pelo desaparecimento da submetralhadora. No entanto, a nota não esclarece qual foi a punição que ele recebeu.

A PF declarou ainda que abriu um inquérito para apurar o extravio da munição do lote UZZ-18, usada na morte da vereadora Marielle e do motorista Anderson Gomes
Segundo peritos, os quatro tiros que atingiram a cabeça da vereadora no dia 14 de março foram disparados em uma só rajada com a submetralhadora de origem alemã. Outro disparo ainda matou o motorista Anderson Gomes, baleado nas costas. Os autores do crime ainda não foram encontrados.

A submetralhadora é pouco usada entre criminosos do estado, segundo investigadores, mas armas semelhantes são utilizadas pelas forças especiais das polícias Civil, Militar e Federal. A DH investiga possíveis desvios.

Outros políticos envolvidos

Os repórteres Leslie Leitão e Bette Lucchese tiveram acesso a outra informação exclusiva: além do vereador Marcello Siciliano, do PHS, a Polícia Civil investiga a participação de outros políticos no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Os nomes deles, por enquanto, são mantidos em sigilo – alguns não têm cargos na Câmara de Vereadores do Rio.

Até o momento, a principal linha de investigação da Divisão de Homicídios está baseada no depoimento de uma testemunha. Ela apontou o vereador Marcello Siciliano e o ex-PM Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica, como mandantes do crime.

Orlando está preso por outro motivo. Nos próximos dias, vai ser transferido para uma penitenciária federal de segurança máxima, fora do Rio. Tanto o vereador quanto o ex-PM negam as acusações.

Ainda segundo informações do RJ2, três pessoas – e não quatro – estavam dentro do carro de onde foram feitos os disparos que mataram a vereadora e o motorista.

Por Bette Lucchese e Leslie Leitão, RJ2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...