Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Coluna do blog desta quarta-feira

Marília Arraes colocou o carro à frente dos bois 
O PT nacional havia alterado o cronograma da decisão sobre candidatura própria para o dia 27 de julho. A partir de então seria legítimo que Marília Arraes se movimentasse como pré-candidata a governadora no campo oposicionista enquanto Humberto Costa trabalhasse internamente para levar o partido para a Frente Popular, como é o seu desejo. Questionado sobre ser candidato a senador na mesma chapa que Jarbas Vasconcelos, Humberto refutou a hipótese dizendo que não poderia falar antes da decisão do PT, por respeitar a tese de candidatura própria ainda existente no processo petista.
Quando anunciou ontem a sua pré-candidatura a governadora ao lado de Silvio Costa como seu pré-candidato a senador, Marília queimou etapas, e tentou jogar para a plateia. Do ponto de vista da política externa, ou seja, para fora do PT, anunciar Silvio Costa como seu companheiro de chapa anima seus simpatizantes e tenta refutar a hipótese de ser rifada, mas para o processo interno Marília mais perdeu do que ganhou, pois foi torpedeada pelo presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, e por lideranças menos expressivas mas que detém espaços na burocracia petista, como Oscar Barreto.
Para Silvio Costa, que estava sem um palanque para chamar de seu, foi uma jogada de mestre, pois ele que sonhava em ser senador na chapa de Armando Monteiro, percebeu que não teria espaço no palanque petebista, e como no PSB não há diálogo, só restava a candidatura de Marília para lastrear o seu projeto de Senado. Ocorre que se porventura Marília for rifada, Silvio encontrou uma saída honrosa, pois dirá que, assim como ela, foi golpeado pelo processo petista.
Faltando poucos dias para o desfecho da novela petista, Marília deu elementos para Humberto sustentar a tese de aliança com o PSB, uma vez que ela poderá ser acusada de insubordinação e de desrespeito às instâncias superiores e ao devido processo legal que está caminhando para uma solução. Marília fez uma jogada que pareceu de mestre, mas quem entende das idiossincrasias do PT sabe que a partir de agora ficou mais distante da indicação como candidata ao governo de Pernambuco.
Caravana – Nesta quarta-feira, o governador Paulo Câmara estará no Sertão do Estado participando de uma série de ações. A programação tem início em Arcoverde onde, no período da manhã, ele comanda a Caravana da Educação, que inclui Pactuação de Metas 2018 e visitas aos polos Central, Cultural e Esportivo da cidade. As ações, que vão contemplar todas as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Moxotó-Ipanema, contemplam um momento de discussão de metas para o ano corrente e um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes.
Cidadania – Mauricelia Vidal, diretora regional da Wyden Educacional, gestora da UniFBV, em Recife e Unifavip, em Caruaru, recebe nesta quarta-feira, às 18h, no auditório Sergio Guerra, o título de cidadã pernambucana das mãos do deputado estadual Guilherme Uchoa. Paraibana da cidade de Santana dos Garrotes, cresceu em Campina Grande e há 16 anos reside e atua profissionalmente em Pernambuco.
Força – Há um sentimento generalizado no meio político que o pré-candidato a deputado estadual Aglailson Victor é o principal nome do PSB para representar a renovação na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O pré-candidato vem ganhando importantes apoios em várias regiões do estado. O apoio mais recente foi o da prefeita de São Bento do Una, Debora Almeida, que poderá lhe garantir de seis a oito mil votos.
Reforma – O governador Paulo Câmara nomeou os novos secretários do Governo de Pernambuco: Antônio Mário será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Baptista assume a Secretaria de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni comandará a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, Bruno Lisboa assume a Secretaria de Habitação e Antônio Júnior, a Secretaria de Transportes. Na área portuária estadual, Carlos Vilar comandará o Porto de Suape. As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. Até a próxima sexta-feira (22/06), será concluída a reforma do Secretariado Estadual.
RÁPIDAS
Estilo – Líder nas pesquisas para o Senado, o deputado Jarbas Vasconcelos (MDB) decidiu adotar o estilo paz e amor para administrar a sua campanha de voltar a Câmara Alta. Ele quer fazer uma campanha propositiva sem ataques a seus adversários. Agora se alguém lhe der petardos durante o pleito, certamente será respondido à altura.
Guardas – Com 32 votos a favor e nenhum contrário, foi acatada em Primeira Discussão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 07/2016. De autoria do deputado Joel da Harpa (PP), o texto altera a Carta Magna do Estado e insere a categoria dos guardas municipais no sistema de segurança pública do Estado. De acordo com a justificativa da matéria, o dispositivo é similar ao que consta no capítulo sobre segurança pública da Constituição Federal e também atende ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014).
Inocente quer saber – Silvio Costa é um cavalo de Tróia para o PT como disse Oscar Barreto?

Do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Com shows dos dois poeta Delmiro Barros, e Nico Batista Além de Gil Camargo, Prefeitura de Caraúbas divulga programação da 8° Cavalgada de Emancipação Política do Município

A Prefeitura de Caraúbas, na gestão do prefeito Silvano Dudu, divulgou a programação da 8° Tradicional Cavalgada de Emancipação Política. O ...