Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 2 de junho de 2018

Coluna do blog deste sábado

Armando uniu a oposição para as eleições deste ano 
Pré-candidato a governador de Pernambuco, o senador Armando Monteiro em nenhum momento colocou sua postulação como irreversível, chegando a ter uma prudência até excessiva mesmo sendo um nome natural para representar o grupo oposicionista. As circunstâncias políticas acabaram fazendo dele o nome natural de um grupo que possui dois senadores, quatro ex-governadores, dez deputados federais, oito deputados estaduais e prefeitos de importantes cidades como Ipojuca, Caruaru, Petrolina, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Araripina e Igarassu.
É indiscutível que Armando Monteiro exerce forte liderança e grande capilaridade no meio político, e sua característica serena, cordial e respeitosa, faz dele um candidato competitivo pela sua credibilidade política. São poucos políticos que conseguem liderar um grupo de deputados federais, estaduais e prefeitos tão representativo como o que Armando lidera, e esse foi mais um motivo que o credenciou para a disputa.
Se em 2014 Armando foi um candidato de mudança numa conjuntura do forte desejo de continuidade, em 2018 seu projeto representa o que representava em 2014, porém a conjuntura é de uma clara fadiga de material do PSB e naturalmente um desejo de mudança. Vale ressaltar que o partido hegemônico no estado não contará mais com a presença de Eduardo e muito menos com a comoção da sua morte que impulsionou Paulo Câmara rumo a vitória em 2014 e isso tem um peso fundamental.
Armando também contará com um verdadeiro leão de chácara na sua campanha, que é o também senador Fernando Bezerra Coelho que está com sangue nos olhos para derrotar o PSB e terá papel fundamental no Sertão para fortalecer ainda mais o projeto de Armando. Fernando sabe que a vitória de Armando será fundamental para a sobrevida do seu grupo político, e já deixou claro que empenho não faltará para o êxito de Armando Monteiro em outubro.
Apesar de haver críticas ao perfil de Armando, que é mais reservado, é importante lembrar que apenas Eduardo Campos foi um ponto fora da curva, sendo bastante carismático, Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco e outros governadores sempre foram sisudos e nem por isso deixaram de vencer suas eleições. Portanto, Armando não pode ser menosprezado porque tem argumentos plausíveis que o colocam como um candidato mais competitivo em 2018 do que foi em 2014.
Puxador – O motivo de Fernando Filho ser novamente candidato a deputado federal é o de que além de ser um dos puxadores de votos da oposição, a passagem pelo Ministério de Minas e Energia lhe deu uma dimensão política no Brasil e fora dele que ele não pode ficar fora da Câmara dos Deputados na próxima legislatura.
Aline Corrêa – Ex-deputada federal por duas legislaturas, Aline Corrêa é uma das principais apostas do PR para chegar a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ela tem a confiança e o empenho de Sebastião Oliveira para representar o partido na Casa Joaquim Nabuco. Aline já conquistou importantes apoios em várias regiões do estado e vem ampliando suas chances de chegar ao mandato.
Daniel Coelho – Apesar de a vice  de Armando Monteiro ser destinada ao PSDB, o nome do deputado federal Daniel Coelho, agora no PPS, seria uma excelente escolha para o cargo, uma vez que Daniel tem grande inserção metropolitana e ajudaria na chapa por ser um político bom de discurso e que atrairia mais votos para Armando do que qualquer outro nome que está sendo cogitado.
Mendonça Filho – Cada vez mais empenhado na sua eleição para o Senado, o deputado Mendonça Filho sinalizou que poderá lançar Andrea Mendonça para deputada estadual e Vinícius Mendonça  para a Câmara Federal. Se emplacar os três mandatos, Mendonça terá um peso político similar ao de Fernando Bezerra Coelho, que deverá eleger dois filhos deputados, tem o mandato de senador e ainda comanda a prefeitura de Petrolina.
RÁPIDAS
Indecisão –  Ninguém entende o ex-prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre. Uma hora é candidato a deputado estadual, outra não é mais. Sonha todos os dias em voltar ao poder na cidade, mas esquece que levou uma sonora goleada nas urnas e ainda deve contas a Polícia Federal após a operação que acabou com sua carreira política.
Gratidão – Os avicultores de Pernambuco que estavam aflitos com a greve dos caminhoneiros e vendo suas aves morrem de fome trazendo prejuízos incalculáveis ficaram eternamente gratos ao governador Paulo Câmara, ao secretário Marcio Stéfani e ao deputado Nilton Mota, que atuou pessoalmente na desobstrução das vias em Suape que permitiu a retomada da normalidade no estado.
Inocente quer saber – Humberto Costa sairá mais desmoralizado se não conseguir retirar a candidatura de Marília Arraes ou se conseguir disputar o Senado na chapa de Paulo Câmara e perder a eleição?

Do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

FMI piora projeção de déficit do Brasil para 2024 e 2025

  O FMI (Fundo Monetário Internacional) piorou sua projeção para o déficit primário da economia brasileira em 2024. Em relatório divulgado n...