Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 21 de julho de 2018

PDT e mais dois partidos podem desembarcar da “Frente Popular” de Paulo Câmara

É visível que a “Frente Popular” idealizada e concretizada por Eduardo Campos (in memoriam), já viveu seu apogeu e os dias de glórias parecem que ficaram mesmo no passado. Ora, encabeçada pelo governador Paulo Câmara (PSB), uma verdadeira máquina de apoios políticos, nos dias atuais pena para conseguir manter a duras penas seus aliados.
Diferentemente de 2014, quando teve o apoio de 21 partidos, hoje os governistas contam com pouco mais de 10 siglas na possível coligação, já receberam um baque grande, pois o tempo de TV de Armando e Cia é maior. E para acabar de acertar, o PROS deixou o governo na última semana, foi para o palanque de Marília Arraes e a debandada pode ser ainda maior.
Do blog Ponto de Vista – A Frente Popular corre sérios riscos de desidratar ainda mais com a possibilidade de desembarque do Patriotas, Solidariedade e PDT.
A perda de partidos, independente do seu tamanho e força eleitoral, fragiliza qualquer projeto de manutenção ou conquista do poder. Um movimento desta natureza é visto como um indicativo de fragilidade política e presságio de insucesso eleitoral do grupo onde há a baixa de aliados.
Comandado no estado pelo Pr. Eurico, deputado federal que na eleição de 2014 figurou como o segundo mais votado após superar os 233 mil votos, já abriu diálogo com o pré-candidato a governador Armando Monteiro (PTB). Ao blog, uma fonte que prefere reserva, revelou que a relação de Eurico com o Palácio só piorou após o posicionamento do parlamentar contrário a apresentação da peça teatral que ofendia os cristãos que chegou a ser contratada pela Fundarpe para se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns e depois foi cancelada. Caso se materialize a ida do Patriotas para Armando, o governador Paulo Câmara não apenas perderá mais um líder do seguimento evangélico, mas também uma boa quantidade de deputados federais e estaduais que estão filiados à sigla.
Outra sigla que também avançou em conversas com o candidato petebista foi o Solidariedade, partido presidido no estado pelo deputado federal Augusto Coutinho. Desde que teve o seu espaço reduzido no Governo do Estado o clima dentro do Solidariedade é de grande insatisfação que pode piorar caso o governador sinalize a possibilidade da deputada Luciana Santos participar de sua chapa, uma vez que a comunista é adversária de professor Lupércio, prefeito de Olinda e integrante do Solidariedade. Além desses agravantes, a relação familiar entre Augusto Coutinho e Mendonça Filho, candidato a senador na chapa de Armando, é outro fator que tem sido levado em consideração para a possível saída do Solidariedade da base governista.
Quanto ao PDT, partido presidido no estado por Wolney Queiroz, à permanência na Frente Popular depende de como o PSB se posicionará nacionalmente em relação à candidatura do presidenciável pedetista Ciro Gomes. Caso o PSB decida pelo caminho da neutralidade ao invés de caminhar com Ciro, são grandes as chances do PDT caminhar com a candidatura de Marília Arraes para o Governo do Estado.
Neste cenário o ex-prefeito de Caruaru, Zé Queiroz, pode figurar como candidato ao Senado ou ser vice da petista. Além da condicionante de aliança nacional entre PSB e PDT, outro aspecto tem pesado para que a sigla possa ir para o PT. As melhores condições de reeleição de Wolney Queiroz que uma aliança com Marília oferece.
Com uma reeleição em risco, Wolney apostava na formação de uma chapinha entre o PDT, PP,PROS,Solidariedade, PC do B e PR para salvar o mandato. No entanto, com o desembarque do PROS e a grande possibilidade de saída do Solidariedade da Frente Popular os planos da chapinha se concretizar está indo por água abaixo.
Caso não chame o feito à ordem e conduza o processo no sentido de evitar mais baixas, não demorará muito para que o governador Paulo Câmara comece a ser servido com café frio.
Blog do Wellington Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Caminhoneiro perdeu controle e carga de jerimum caiu e chegou a bloquear BR-232 na descida da Serra das Russas

  Na manhã desta quarta-feira (27), um caminhoneiro perdeu o controle de seu veículo, resultando na queda da carga de jerimum sobre a pista ...