Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Coluna do blog desta terça-feira

O desafio dos candidatos após a pesquisa Ibope 
O instituto Ibope divulgou ontem a primeira rodada de pesquisas para governador de Pernambuco, confirmando a vantagem de Paulo Câmara em relação a Armando Monteiro de seis pontos apresentada pelo Ipespe. Se no Ipespe Paulo tinha 30% contra 36% da soma de seus adversários, neste novo levantamento ele tem 27% contra 32% da soma de seus oponentes, o que configura, por ora, a existência de um segundo turno entre o governador e o senador Armando Monteiro.
Se os socialistas comemoraram a vantagem de seis pontos sobre Armando, os petebistas também tiveram o que comemorar, que foi a rejeição de Paulo Câmara atingir 43% contra apenas 27% de Armando Monteiro. O fator rejeição é algo a ser levado em consideração, pois é difícil você baixar esse item numa campanha eleitoral, e deixa Paulo Câmara com a responsabilidade de não só crescer nas pesquisas como também buscar aumentar a rejeição do seu adversário caso não consiga liquidar a fatura no primeiro turno.
No tocante a Armando Monteiro, ter a menor rejeição e ainda assim ficar numericamente atrás do seu adversário antes do guia eleitoral começar é um fator que precisa ser contabilizado, uma vez que pelas dificuldades do governador que representa um governo de continuidade de doze anos, era para o petebista ter mais intenções de voto do que está apresentando na pesquisa.
Armando nesta fase da campanha antes do guia eleitoral precisa adotar uma postura mais incisiva em relação ao seu adversário para que as próximas pesquisas apontem algum tipo de crescimento da sua candidatura, uma vez que além da desvantagem numérica nos dois levantamentos divulgados, dentro da margem de erro, vale salientar, ele terá a desvantagem de ter metade do guia eleitoral do seu adversário, que terá mais tempo para se defender e lhe desconstruir durante o processo.
Paulo Câmara adotará a estratégia de nacionalizar a disputa no sentido de canalizar a simpatia dos eleitores de Lula, que ainda não o identificaram como o seu cabo eleitoral, enquanto Armando Monteiro terá que trazer para o ringue os problemas do estado e tentar neutralizar a influência de Lula no processo eleitoral.
Rejeição – Em 2014 a disputa iniciou com 43% das intenções de voto para Armando Monteiro contra 11% de Paulo Câmara no Ibope de 30 de julho sendo o primeiro levantamento do instituto naquele ano. No quesito rejeição, assim como agora, Paulo Câmara tinha um maior índice de rejeição, com 20% contra apenas 14% de Armando Monteiro.
Camaragibe – Mesmo sendo eleitor de Armando Monteiro, de Bruno Araújo e de Mendonça Filho, o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, viu seu principal adversário na cidade, o ex-prefeito Jorge Alexandre, posar ao lado de Bruno e Mendonça. Há quem afirme que o prefeito não gostou muito do apoio recebido pelos seus candidatos ao Senado e considera votar em outros nomes para o pleito.
Urnas – Candidato a deputado estadual, Romero Sales Filho (PTB), na visão de um aliado não só será um dos eleitos pela oposição como também figurará entre os mais votados do pleito. Com o apoio da importante prefeitura de Ipojuca, Romero Filho tem as condições políticas de repetir o feito de Simone Santana que apoiada pelo então prefeito Carlos Santana, passou dos 70 mil votos em 2014.
Roda Viva – O Roda Viva Pernambuco iniciará nesta terça-feira na TV Nova Nordeste uma série de entrevistas com os candidatos a governador, a primeira será Danielle Portela (PSOL). Este colunista será um dos entrevistadores do programa, que irá ao ar a partir das 22:15 no canal 22. Os demais candidatos serão entrevistados, pela ordem: Simone Fontana (PSTU) 28/08, Julio Lossio (Rede) 04/09, Paulo Câmara (PSB) 11/09, Maurício Rands (PROS) 18/09 e Armando Monteiro (PTB) 25/09.
Primavera – Primavera está em festa, o governador Paulo Câmara atendeu ao pedido da prefeita Dayse Juliana (PDT) e assinou o decreto que garante a Cachoeira do Urubo ao município de Primavera. A prefeita agradeceu muito ao governador e aos seus candidatos Fernando Monteiro (PP) e Guilherme Uchoa Junior (PSC) que foram determinantes para esta conquista.
RÁPIDAS
Fiepe – A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza o 4º Diálogo da Indústria com os candidatos ao Governo do Estado, na próxima terça-feira (21), a partir das 9h, na Casa de Indústria, em Santo Amaro. Para a sabatina, foram selecionados os candidatos Danielle Portella, Armando Monteiro, Paulo Câmara e Maurício Rands, com base no critério de representatividade no Congresso Nacional, devendo ser igual ou superior a cinco parlamentares. A entrada é aberta ao público.
Perda – Pernambuco perdeu ontem o ex-deputado estadual Antônio Mariano. Ele exerceu o cargo por quatro mandatos e foi prefeito de Afogados da Ingazeira, sendo uma das principais lideranças do sertão do Pajeú. Ele deixou como herdeira política a sua filha Aline Mariano, que é vereadora do Recife e tenta nestas eleições um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Inocente quer saber – Claudiano Martins e Claudiano Filho seguirão divididos entre Paulo Câmara e Armando Monteiro e manterão os cargos no governo do PSB?

Do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...