Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Danilo: "Vocês terão um governador que será da Cultura”

 


Foi em um grande ato que reuniu artistas, produtores e trabalhadores da cultura que o único candidato a governador de Lula em Pernambuco, Danilo Cabral, reafirmou seu compromisso com esse setor do estado. Durante a plenária com representantes do segmento, no Hotel Central, no Recife, nesta terça-feira (6), ele reconheceu os avanços no segmento do estado e cravou que as diversas manifestações culturais serão valorizadas em seu governo, a partir de 2023. Na ocasião, Danilo assinou dois documentos que reforçam a dedicação e ênfase que sua futura gestão dará à pauta.

"Vocês terão um governador que será o governador da cultura”, afirmou Danilo, durante o encontro, que reuniu os candidatos Renildo Calheiros (deputado federal), Cida Pedrosa (deputada estadual) e Teresa Leitão (Senado) e diversos militantes da pauta cultural. “Pela história que nós da Frente Popular carregamos e para que a gente possa posicionar a cultura no seu devido lugar de direito, vamos estabelecer o diálogo direto e objetivo. E garantir orçamento para a cultura, porque não se faz política sem atitude. Política é orçamento”, enfatizou o candidato de Lula em Pernambuco.

Citando a tradição cultural que o Sertão do Pajeú carrega em suas raízes, Danilo apontou que seu governo vai fortalecer as cadeias produtivas da cultura no interior e valorizar as diversas matrizes, especialmente a da cultura popular. “Nós temos compromissos com a cultura popular do nosso estado e vamos ter um olhar muito especial para essa questão. Nós queremos construir um Pernambuco equilibrado, integrado e interiorizado”, afirmou.

Danilo resgatou os compromissos da Frente Popular com a cultura desde a época do ex-governador Miguel Arraes, em que essa pauta sempre foi valorizada pelos sucessivos governos do grupo político. Para tanto, o candidato relembrou a criação do Movimento de Cultura Popular (MCP), constituído no período em que Arraes foi prefeito do Recife e que tinha o objetivo estimular o pensamento crítico e a consciência política e social da população, através da cultura e da educação. O candidato de Lula aproveitou para fazer o contraponto que seu palanque representa com as ações de desmonte promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Se lá em cima a gente viu o fechamento e o desmonte do MinC e o desmonte do orçamento do Ministério da Cultura, do IPHAN, do audiovisual e de todas as manifestações culturais, aqui a gente viu em Pernambuco um caminho diferente. Mas a gente sabe que tem muita coisa a ser feita", declarou Danilo.

Foto: Marcus Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Moraes conclui que Bolsonaro não violou cautelares ao ir na Embaixada da Hungria

  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou que a permanência do ex-presidente da República Jair Bolsona...