Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Eleições nos EUA: democratas seguram "onda" republicana

 Ex-presidente Donald Trump saiu como um dos maiores derrotados

Nas eleições parlamentares dos Estados Unidos, a esperada onda republicana não veio e o ex-presidente Donald Trump saiu como um dos maiores derrotados.

A principal ameaça para a futura campanha de Trump em 2024 está na Flórida. O atual governador Ron DeSantis ganhou por mais de 20 pontos de diferença sobre o democrata Charlie Crist. Uma performance muito superior à sua primeira eleição.

A vitória tornou De Santis o nome mais forte dos Republicanos na disputa pela Casa Branca em 2024.

Donald Trump jogou todas suas fichas nas eleições de meio de mandato. Prometeu uma onda vermelha, que não vem se confirmando nas apurações.

A vantagem dos Republicanos é muito mais apertada na Câmara do que se previa. No Senado, a meta era conquistar a maioria e inviabilizar o governo Biden.

Mas no estado chave da disputa, a Pensilvânia, o democrata John Fetterman ganhou a vaga de Senador, que era dos republicanos.

O resultado final das eleições sai dia no dia 6 de dezembro. A disputa do Senado na Geórgia foi para o segundo turno.

O que conteve a chamada onda vermelha dos republicanos foi a reação popular - quatro meses depois que a Suprema Corte suspendeu a decisão que assegurava na Constituição Americana o direito ao aborto. Muitos eleitores entenderam que a medida feria a liberdade individual e foram às urnas tentar garantir o direito das mulheres.

Eleitores do Michigan, Califórnia e Vermont conseguiram maioria para garantir o direito ao aborto. Na onda da liberação, Maryland e Missouri votaram pela legalização da maconha. Em estados mais conservadores, como Dakota do Norte e do Sul e Arkansas, a proposta foi rejeitada. E na diversidade, os Estados Unidos também tiveram eleições históricas: Em Massachussets, Maura Healey se tornou a primeira governadora lésbica do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...