Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Os dois municípios que são divisas com Jataúba, perdem no quesito transparência no TCE do Estado

 O município teve uma pontuação de 71,38% no quesito transparência e está a frente dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, e Brejo da Madre de Deus.

A cidade de Jataúba vem a cada dia ganhando destaque no cenário do estado de Pernambuco. Na última semana a cidade foi apontada como líder na Região do Agreste de Pernambuco e do polo de confecções no quesito transparência segundo dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o município teve uma pontuação de 71,38% no quesito transparência e está a frente dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, 67,66%, e Brejo da Madre de Deus, 52,42%.

O objeto da avaliação foi a transparência ativa – isto é, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação – materializada nos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios do Brasil.

O Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE) é um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) que avalia a Transparência Pública dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais (184 prefeituras e 184 câmaras municipais do Estado) através da fiscalização dos respectivos Sítios Oficiais e Portais de Transparência.

Vale destacar que no final de 2020 dados levantados pelo mesmo Tribunal apontavam o município de Jataúba na última colocação entre os 184 municípios do estado segundo o levantamento os níveis de transparência eram inexistentes. A atual gestão que tem a frente a prefeita Drª Cátia Ribeiro assumiu o compromisso em fazer uma gestão transparente e com apenas dois anos já chega à um patamar de destaque liderando o ranking da Região.


Ascom-PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Moraes conclui que Bolsonaro não violou cautelares ao ir na Embaixada da Hungria

  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou que a permanência do ex-presidente da República Jair Bolsona...