Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Quando sai o gabarito do Enem 2022? Saiba como consultar

 Muitos cursinhos divulgam respostas logo após o término do exame; gabarito oficial, no entanto, será divulgado pelo Inep


Ana Carla Bermúdez, especial para band.com.br

Quando sai o gabarito do Enem 2022? Saiba como consultar
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 2,4 milhões de participantes fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022. Ao todo, os candidatos devem responder a 180 questões objetivas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Eles ainda fizeram uma prova de redação.


Passadas as provas, muitos participantes se perguntam quando sai o gabarito do Enem. Alguns cursinhos costumam divulgar um gabarito logo após o término do exame --estas, no entanto, não são as respostas oficiais para as questões aplicadas na prova.

Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que aplica o Enem, é o órgão responsável pela publicação do gabarito oficial do exame. Segundo o edital do Enem, essa divulgação acontece em um prazo de até três dias úteis após o último dia de aplicação da prova.

Como o segundo e último dia do Enem está marcado para 20 de novembro, o Inep tem até o dia 23 de novembro para publicar o gabarito. No entanto, não há previsão de horário para que isso aconteça. Assim, as respostas oficiais podem ser divulgadas pelo Inep a partir de 00h01 de 21 de novembro até as 23h59 de 23 de novembro. A regra vale tanto para o Enem impresso como para o Enem digital.


Quando sai o resultado do Enem 2022?

Ainda não há uma data definida para a divulgação dos resultados individuais dos candidatos, mas a expectativa é de que as notas sejam publicadas a partir de janeiro de 2023.

Vale lembrar que o Enem utiliza a metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Conhecido como “sistema anti-chute”, o modelo atribui pesos diferentes às questões aplicadas na prova e considera a coerência do desempenho do aluno para calcular a sua nota.

Para esse sistema, um aluno que acertou as questões mais difíceis, mas errou várias questões mais fáceis “chutou” alguma das suas respostas, o que acaba diminuindo a sua nota. Por isso, não é possível saber a nota individual de um candidato tendo em mãos apenas as respostas marcadas por ele na prova e o gabarito do Enem.

Como usar a nota do Enem?

Com a nota obtida no Enem, é possível participar de processos seletivos como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades públicas de todo o país; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino; e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece financiamento de cursos em universidades particulares.

Além disso, há instituições particulares de ensino superior que usam a nota do Enem como parte de seus processos seletivos. Algumas universidades de Portugal também aceitam o desempenho de candidatos no Enem em suas seleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

FMI piora projeção de déficit do Brasil para 2024 e 2025

  O FMI (Fundo Monetário Internacional) piorou sua projeção para o déficit primário da economia brasileira em 2024. Em relatório divulgado n...