Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Nota de Allan Carneiro sobre a da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, biênio 2023-2024

  NOTA

A nossa escolha final foi entre o vereador Zeba e a real possibilidade de perder a presidência para um vereador de situação, não entre Zeba e Emanuel.
Para a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, biênio 2023-2024, o nosso grupo teve como principal objetivo, desde o início das negociações, disputar a presidência da referida Casa da Lei.

Ao considerar que, assim como 2021, nenhuma das três bancadas teriam condições de fazer a presidência sozinha e *que não havia qualquer acordo que nos prendesse a nenhum grupo*, abrimos diálogo com parlamentares de todas as alas partidárias, sempre norteados pelo nosso posicionamento de oposição a atual gestão municipal.

A partir de então, o vereador Emanuel Ramos iniciou uma articulação com o grupo vermelho, tendo ele como presidente e um secretário de nosso grupo, ficando as outras duas vagas para a composição da referida bancada situacionista. Nesse mesmo período, o vereador Zeba Climério iniciou diálogos com vereadores da bancada azul, também colocando o seu nome na presidência.

Após alguns dias de conversas, chegamos ao consenso que o nome do vereador Emanuel Ramos seria apresentado em primeiro plano, mas não descartando a possibilidade do nome do vereador Zeba, tudo iria depender das conjunturas do momento. O grupo tinha o entendimento também que se houvesse a possibilidade de não compor novamente com o vermelho, nós iríamos agarrar essa alternativa.

O Vereador Zeba, inclusive, *já tinha comentado que não tinha interesse em ser presidente se fosse pra compor com o vermelho pelos desgastes dos últimos anos, pelas perseguições sofridas pelo grupo de situação* e, principalmente, pela falta de comprometimento com a emenda de R$ 1,4 milhão para aquisição do mamógrafo, *a perca, até hoje injustificável, da emenda de R$ 300 mil para a estruturação do segundo Conselho Tutelar, dentre outras.*

Ainda assim, nós chegamos a avançar consideravelmente na composição com o vermelho, inclusive, recorrendo a sensibilidade e a compreensão da vereadora Nega da ONG, que naquelas circunstâncias, o melhor seria compor novamente com a bancada de situação. Porém, somos surpreendidos com a informação de que a presidência estaria sendo dada a um vereador de situação com o apoio da bancada azul.

Ao retomar o diálogo com o azul, nos foi proposto que a presidência seria do verde, se o vereador que encabeçasse a chapa fosse Zeba e os demais cargos ficassem com o azul. Com o risco iminente da eleição de um vereador de situação, o grupo entendeu que somente a composição com o azul poderia evitar a vitória do vermelho.

Sem mais tempo para repensar possibilidades, o vereador se dispôs a compor a chapa e manter assim a representação do grupo na mesa diretora, dando continuidade ao trabalho de reestruturação da câmara iniciado na gestão do nosso presidente Capilé da Palestina.

Por mais que tenhamos desenhado possibilidades, os minutos finais sempre têm o poder de modificar toda e qualquer conjuntura até então planejada. Reconheço a hombridade do vereador Emanuel Ramos em buscar garantir a presidência para o nosso grupo, *contando sempre com o meu apoio*; assim como do vereador Zeba, em ser a única voz do verde numa mesa de visões oposicionistas tão distintas.

Agradeço também o empenho dos demais vereadores de nosso grupo, Irmão Soares, Capilé da Palestina e Nega da ONG, na busca de alternativas e de apoios que assegura-se ao verde não só a presidência, mas a oportunidade de continuar fazendo da Casa do Povo um espaço de discussões e proposições em prol do melhor para Santa Cruz do Capibaribe.

Allan Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...