Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Apac prevê chuva 'entre normal e acima da média' em Pernambuco em fevereiro, março e abril; entenda motivo

 Regime pluviométrico no estado tem influência da combinação do aquecimento do Oceano Atlântico com o fenômeno La Niña, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima.


Apac mostra previsão de chuvas para fevereiro, março e abril em Pernambuco

Em fevereiro, março e abril de 2023, Pernambuco tem previsão de chuvas com índice entre o considerado normal e acima da média em todas as regiões. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

o Vale disse ao g1, nesta segunda-feira (30), que o regime pluviométrico terá influência da combinação do aquecimento do Oceano Atlântico com o fenômeno La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico.

“O La Niña vai perder força, ao longo do ano, mas ainda está presente. Com o aquecimento do Atlântico, teremos essa combinação com o parâmetro de chuvas dentro do normal e acima da média para Pernambuco", afirmou o meteorologista.

Ainda segundo Thiago do Vale, a média histórica é feita a partir de uma compilação de dados de 30 anos para um determinado período. Assim, Pernambuco tem as seguintes médias de chuvas, de acordo com as regiões do estado:

Média de chuvas em Pernambuco

Região Média em fevereiro (em milímetros) Média em março (em milímetros) Média em abril (em milímetros)
Grande Recife 122 212 269
Zona da Mata 81 129 159
Agreste 55 89 103
Sertão 95 138 99

Fonte: Apac

A expectativa para o próximo trimestre foi divulgada durante um encontro sobre análise e previsão climática para o Nordeste.

Coordenado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o evento reuniu representantes de centros estaduais de meteorologia da região, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

Thiago do Vale é meteorologista da Apac — Foto: Reprodução/WhatsApp

O período analisado corresponde a uma tradicional época de chuva no Sertão. Os meteorologistas apontam que pode haver “grande variabilidade temporal e espacial” com precipitações com intensidade forte acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.


Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Caminhoneiro perdeu controle e carga de jerimum caiu e chegou a bloquear BR-232 na descida da Serra das Russas

  Na manhã desta quarta-feira (27), um caminhoneiro perdeu o controle de seu veículo, resultando na queda da carga de jerimum sobre a pista ...