Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Com resultado do Censo 2022, municípios como Santa Cruz e Toritama podem perder receitas

 

63 municípios do estado de Pernambuco poderão ter queda na receita no FPM, segundo a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Isso porque conforme dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE na última quinta-feira (29), algumas cidades registraram queda no número de habitantes.

Dos 185 municípios, 8 podem ter acréscimo no recurso, enquanto o restante não deve sofrer alteração. O resultado do levantamento ainda é parcial, mas já foi entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Entre as cidades que podem perder recurso estão: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Tamandaré, Bodocó, Camaragibe, Igarassu, São Bento do Una, Buíque, Carpina, Floresta, Ilha de Itamaracá e Lagoa Grande.

De acordo com o último Censo Demográfico divulgado em 2010 pelo IBGE, Santa Cruz do Capibaribe tinha 111.821 habitantes. Na prévia do Censo 2022, publicada no dia 28 de dezembro, a cidade conta hoje com uma população de 97.386, uma queda de 14.435 habitantes.

Em relação a Toritama, em 2010 a Capital do Jeans possuía 47.088 habitantes. Agora, segundo os dados prévio do Censo 2022, o número populacional caiu para 40.375, uma redução de 6.713 habitantes.

Os números preocuparam a Amupe, que por meio do presidente José Patriota, solicitou a prorrogação do Censo 2022 para o mês de fevereiro, no intuito de que mais pessoas sejam contabilizadas.

Ainda de acordo com Patriota, a pesquisa do IBGE foi falha em diversos municípios. “Apenas 30% dos entrevistadores foram para campo, ou seja, a contratação foi precária. Muitas casas sem visitação. Foram mil dificuldades, os prefeitos sempre contestando. Casas colocadas como vazias, como se não tivesse morador, isso tudo atrapalhou”, disse o presidente.

Com informações do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...