Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Em audiências, presos reclamam de falta de wi-fi, da comida e da limpeza nas lentes de contato

 'É assim que prisão funciona', respondeu juiz a vândalo que disse estar preso 'contra a sua vontade'.

Juízes destacados para conduzir as audiências de custódia dos vândalos envolvidos na invasão de prédios públicos no dia 8 e dos acampados na frente do quartel-general do Exército relatam que os presos têm reclamado da falta de conforto de suas celas e feito pedidos inusitados.

Um deles reclamou que, desde que havia sido detido, não tinha tido as condições necessárias para limpar suas lentes de contato. O magistrado autorizou que o advogado levasse o produto adequado para a higienização.

São comuns reclamações de manifestantes que entraram nos ônibus que os levaram ao presídio sem saberem aonde estavam indo. Um deles se queixou de ter sido preso contra a sua vontade. "Não sei se o senhor sabe, mas é assim que a prisão funciona", respondeu o juiz responsável pela audiência.

Há protestos ainda pela falta de água gelada para beber, de wi-fi e pela qualidade da comida. Um preso de Santa Catarina contou estar comendo apenas frutas, suco e todinho desde domingo passado.

Outros exigem ainda mais espaço em suas celas. Um dos presos disse estar em um espaço com dez pessoas, sendo que só cabem oito. O juiz contestou que nas carcerárias são comuns 32 presos onde cabem oito.

A previsão é que as audiências de custódia se encerrem nesta segunda-feira (16). Até domingo (15), já tinham sido ouvidas 1.248 pessoas pelos juízes federais do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) e estaduais do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios). O trabalho é coordenado pela Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Pela quantidade de presos, advogados têm ficado de prontidão para conseguir clientes. Em média, oferecem uma audiência por R$ 1.000.

O mutirão se iniciou na quarta-feira (11). O trabalho será encaminhado ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes que pode manter as prisões, soltá-los ou, ainda, declinar a competência, caso a caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Eletrobras inaugura polo de inovação no Recife em parceria com Porto Digital

  Fernando Frazão/Agência Brasil A Eletrobras inaugura, no dia 25 de abril (quinta-feira), o Polo Nordeste Innova'on Grid em parceria co...