Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Novos 704 mil casos de câncer devem ser registrados no triênio 2023-2025, segundo Inca

 


 Dia Mundial do Câncer – em 4 de fevereiro – incentiva conscientização e educação sobre doença; médico oncologista Alexandre Sales, com atendimento no NOA, alerta para prevenção

Estratégias de prevenção podem salvar vidas! É o que destaca o médico oncologista Alexandre Sales, com atendimento no NOA – Núcleo de Oncologia do Agreste -, em Caruaru, Pernambuco. O alerta vem no Dia Mundial do Câncer – em 4 de fevereiro -, iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O objetivo da data é aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e pessoas em geral à mobilização pelo controle do câncer, uma vez que dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o Brasil deve registrar 704 mil novos casos da doença no triênio 2023-2025. 

O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo. No Brasil, o tipo com maior incidência é o de pele não melanoma (31,3%), seguido do de mama feminino (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

O médico oncologista Alexandre Sales reforça que entre os principais motivos para a incidência da doença (80% a 90%) estão hábitos de vida e mudanças no meio ambiente (provocados pelo próprio homem). “Por isso, 30% a 50% dos tipos de câncer podem ser evitados ou ter maiores chances de cura. Estudos internacionais apontam que isso pode ocorrer por meio de estratégias de prevenção, como diagnóstico precoce, assim como tratamento adequado”.

Acerca das fases de prevenção, o Inca alerta para duas fases: a primária – para evitar que a doença se desenvolva – e a secundária – ao se detectar e tratar as doenças pré-malignas ou câncer assintomático inicial. “É importante reforçar alimentação adequada, atividades físicas e vacinas contra HPV e hepatite B como estratégias de prevenção primária e de rastreio para câncer de mama, do colo uterino, do intestino e da próstata como estratégia de prevenção secundária”, finaliza o médico.

Foto: Freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...