Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 9 de março de 2023

Álvaro Porto abre Alepe Mulher destacando serviços de saúde preventiva

 


Fotos: Lucas Patrício  

Iniciada nesta quarta-feira (08.03) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a semana “Alepe Mulher” marca o início de um trabalho voltado para a valorização de potencialidades e incentivo à saúde preventiva das servidoras da Assembleia Legislativa.

Em discurso na solenidade que abriu a programação, o presidente da Casa, Alvaro Porto (PSDB), afirmou que com a realização de palestras sobre cidadania e empreendedorismo e a oferta de serviços gratuitos de saúde, com consultas e exames, instala-se na Casa uma política de promoção de cuidado e conhecimento para servidoras efetivas, comissionadas e terceirizadas.

“Que nesta semana comemorativa, todas possam participar e tirar o melhor proveito para o seu crescimento profissional, saúde e bem-estar. Nosso objetivo é que esta rede de suporte seja mantida e ampliada”, disse. As atividades se estendem até o dia 15 deste mês.

Porto dividiu a mesa com o primeiro secretário da Alepe, Gustavo Gouveia (SD), a jornalista e cientista política Priscila Lapa; a reitora da Faculdade Novo Horizonte, Rita de Kassia Claudino; a promotora de justiça Camila Mendes (representando o MPPE); a vice-prefeita do Recife, Izabela de Roldão; a secretária de Saúde de Jaboatão e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, Zeila de Fátima Pessoa; e as deputadas Rosa Amorim (PT), para quem repassou o comando da sessão solene, e Dani Portela (Psol).

“Neste dia em que o mundo celebra o Dia Internacional da Muher, é importante ressaltar que Pernambuco deu exemplo para o país ao eleger, de forma pioneira, mulheres para governadora, vice-governadora e senadora. E esta presença forte da mulher na política também é refletida na Alepe com o trabalho das deputadas Dani Portela, Débora Almeida, Delegada Gleide Ângelo, Rosa Amorim, Simone Santana e Socorro Pimentel.  Cada uma, a seu modo, contribui para o engrandecimento do Legislativo pernambucano”, destacou o presidente.

Por sua vez, Gustavo Gouveia, acrescentou que a realidade observada em Pernambuco mostra o quanto as mulheres estão ocupando espaços e mostrando que têm total capacidade de exercer, com méritos, qualquer função. O deputado disse ainda que além de cumprimentos, as mulheres merecem atenção, garantia de direitos, qualificação, crescimento econômico e ver o fim da violência e discriminação de que são alvo.

A palestra da abertura, proferida por Priscila Lapa, tratou da “Presença da Mulher nos Espaços Políticos: a Mudança Necessária”. Na programação também serão abordados, temas como o feminicídio; defesa dos direitos da mulher e o que é ser trabalhadora na Alepe.

As atividades prosseguem até a próxima quarta-feira (15) com a realização de serviços/exames de prevenção, clínica da dor (medicina alternativa que visa aliviar as dores do corpo, a exemplo quiropraxia e acupuntura), além da serviços de beleza e cidadania, como retirada de Carteira de Identidade. Haverá também distribuição de preservativos feminino e masculino.

Os atendimentos médicos e demais serviços estão sendo oferecidos no hall do Edifício Governador Miguel Arraes (plenário), na Rua da União. Estão sendo realizadas consultas médicas em Cardiologia, Ginecologia, Endocrinologia, Odontologia e Oftalmologia e disponibilizados exames como citologia (partir dos 25 anos), mamografia e ultrassonografia de mama (a partir dos 40 anos), testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, aferição de pressão e glicose, além de vacinação contra HPV (para meninas de 09 a 14 anos, filhas e/ou dependentes das servidoras).

A semana é uma iniciativa da Alepe, por meio da Mesa Diretora e da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional do Poder Legislativo Estadual. O “Alepe Mulher”, especificamente, resulta de uma atuação integrada das Superintendências da Casa em parceria com a Fundação Altino Ventura; a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; a Secretaria Municipal de Saúde do Recife e Sistema S (Senai/Sesc/Sesi/Senac).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...