Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 9 de março de 2023

Álvaro Porto abre Alepe Mulher destacando serviços de saúde preventiva

 


Fotos: Lucas Patrício  

Iniciada nesta quarta-feira (08.03) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a semana “Alepe Mulher” marca o início de um trabalho voltado para a valorização de potencialidades e incentivo à saúde preventiva das servidoras da Assembleia Legislativa.

Em discurso na solenidade que abriu a programação, o presidente da Casa, Alvaro Porto (PSDB), afirmou que com a realização de palestras sobre cidadania e empreendedorismo e a oferta de serviços gratuitos de saúde, com consultas e exames, instala-se na Casa uma política de promoção de cuidado e conhecimento para servidoras efetivas, comissionadas e terceirizadas.

“Que nesta semana comemorativa, todas possam participar e tirar o melhor proveito para o seu crescimento profissional, saúde e bem-estar. Nosso objetivo é que esta rede de suporte seja mantida e ampliada”, disse. As atividades se estendem até o dia 15 deste mês.

Porto dividiu a mesa com o primeiro secretário da Alepe, Gustavo Gouveia (SD), a jornalista e cientista política Priscila Lapa; a reitora da Faculdade Novo Horizonte, Rita de Kassia Claudino; a promotora de justiça Camila Mendes (representando o MPPE); a vice-prefeita do Recife, Izabela de Roldão; a secretária de Saúde de Jaboatão e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, Zeila de Fátima Pessoa; e as deputadas Rosa Amorim (PT), para quem repassou o comando da sessão solene, e Dani Portela (Psol).

“Neste dia em que o mundo celebra o Dia Internacional da Muher, é importante ressaltar que Pernambuco deu exemplo para o país ao eleger, de forma pioneira, mulheres para governadora, vice-governadora e senadora. E esta presença forte da mulher na política também é refletida na Alepe com o trabalho das deputadas Dani Portela, Débora Almeida, Delegada Gleide Ângelo, Rosa Amorim, Simone Santana e Socorro Pimentel.  Cada uma, a seu modo, contribui para o engrandecimento do Legislativo pernambucano”, destacou o presidente.

Por sua vez, Gustavo Gouveia, acrescentou que a realidade observada em Pernambuco mostra o quanto as mulheres estão ocupando espaços e mostrando que têm total capacidade de exercer, com méritos, qualquer função. O deputado disse ainda que além de cumprimentos, as mulheres merecem atenção, garantia de direitos, qualificação, crescimento econômico e ver o fim da violência e discriminação de que são alvo.

A palestra da abertura, proferida por Priscila Lapa, tratou da “Presença da Mulher nos Espaços Políticos: a Mudança Necessária”. Na programação também serão abordados, temas como o feminicídio; defesa dos direitos da mulher e o que é ser trabalhadora na Alepe.

As atividades prosseguem até a próxima quarta-feira (15) com a realização de serviços/exames de prevenção, clínica da dor (medicina alternativa que visa aliviar as dores do corpo, a exemplo quiropraxia e acupuntura), além da serviços de beleza e cidadania, como retirada de Carteira de Identidade. Haverá também distribuição de preservativos feminino e masculino.

Os atendimentos médicos e demais serviços estão sendo oferecidos no hall do Edifício Governador Miguel Arraes (plenário), na Rua da União. Estão sendo realizadas consultas médicas em Cardiologia, Ginecologia, Endocrinologia, Odontologia e Oftalmologia e disponibilizados exames como citologia (partir dos 25 anos), mamografia e ultrassonografia de mama (a partir dos 40 anos), testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, aferição de pressão e glicose, além de vacinação contra HPV (para meninas de 09 a 14 anos, filhas e/ou dependentes das servidoras).

A semana é uma iniciativa da Alepe, por meio da Mesa Diretora e da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional do Poder Legislativo Estadual. O “Alepe Mulher”, especificamente, resulta de uma atuação integrada das Superintendências da Casa em parceria com a Fundação Altino Ventura; a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; a Secretaria Municipal de Saúde do Recife e Sistema S (Senai/Sesc/Sesi/Senac).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Moraes conclui que Bolsonaro não violou cautelares ao ir na Embaixada da Hungria

  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou que a permanência do ex-presidente da República Jair Bolsona...