Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 9 de março de 2023

Mendonça Filho consegue apoio de mais de 171 deputados e a PEC do BNDES começa a tramitar

 Projeto propõe que financiamentos internacionais pelo BNDES passem obrigatoriamente pela aprovação do Congresso.

O deputado federal Mendonça Filho conseguiu reunir apoios de 171 parlamentares para Proposta de Emenda a Constituição(PEC) do BNDES. Com isso, a proposta, apresentada no primeiro dia de legislatura, é a terceira PEC que começa a tramitar na Câmara dos Deputados este ano. 

 A proposta estabelece competência ao Congresso Nacional de autorizar ou negar financiamentos internacionais visando evitar decisões pautadas por motivações ideológicas, sem garantias fortes e sem considerar futuros prejuízos para o Brasil. O Executivo perde a prerrogativa de decidir sozinho sobre este tipo de operação.  “O Brasil com tanta carência de infraestrutura básica como saneamento, rodovias e habitação defendemos que propostas como a do financiamento do gasoduto na Argentina e obras de engenharia em outros países tenham que passar pelo crivo da Câmara dos Deputados e Senado”, afirmou Mendonça Filho. 

    O deputado defende que o BNDES tem que investir no Brasil e ressalta que o País não pode pagar mais uma vez por escolhas ideológicas, que resultaram em prejuízos e escândalos num passado recente. “Operação desse porte tem de ter a chancela do Congresso para diminuir os riscos de danos causados por inadimplência e garantir retorno positivo para o País ", afirmou Mendonça Filho.

    Até setembro de 2022 o BNDES acumulava US$1,03 bilhão em atrasos referente a pagamentos de obras em outros países Moçambique, Cuba e Venezuela.   O programa de Financiamento à Exportação de Bens e Serviços do BNDES foi criado em 98 e paralisado em 2017, após a revelação de escândalos de corrupção envolvendo obras no exterior e empresas brasileiras durante os governos do PT. Neste período foram desembolsados mais de US$ 10 bilhões de dólares para empreendimentos em 15 Países.  

     Segundo Mendonça Filho, a autorização dessas operações de financiamentos internacionais pelo Congresso inibirá as irresponsabilidades na concessão de créditos aos países com alto risco de calote como a Argentina. Em janeiro deste ano, em visita à Argentina, o Presidente Lula declarou a intenção retomar os financiamentos de projetos no exterior por meio do BNDES. Na ocasião, o Presidente indicou o  interesse em financiar a continuidade da obra do gasoduto Néstor Kirchner, o que gerou muitas opiniões controvérsias devido ao risco da operação, já que hoje a Argentina não pode oferecer garantias fortes.

  Iniciada a tramitação, a PEC do BNDES segue para a Comissão de Justiça. Após a aprovação será criada uma comissão especial e na sequência para votação pelo plenário da Câmara dos Deputados e Senado Federal.                                                         *PEC 03/2023* https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2350568

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Moraes conclui que Bolsonaro não violou cautelares ao ir na Embaixada da Hungria

  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou que a permanência do ex-presidente da República Jair Bolsona...