Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2023

O Projeto Família Titãs trabalha para uma Santa Cruz livre do trabalho infanto-juvenil

 

Foto/Montagem - Divulgação

Trabalho infantil é crime e deve ser erradicado. Infelizmente, muitas crianças e adolescentes ainda são expostos a condições perigosas de trabalho, especialmente na indústria de confecções. O Projeto Família Titãs, coordenado pela Dra. Joana Darc em Santa Cruz do Capibaribe, trabalha para mudar essa realidade, oferecendo intervenções socioeducativas qualificadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A equipe do projeto é formada por pedagogo, psicólogo, assistentes sociais e orientador social, que fazem visitas institucionais e domiciliares, além de atendimento psicossocial e pedagógico com as famílias assistidas. O objetivo é garantir que crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil tenham acesso à educação e à formação profissional adequada.

O mês de abril é o Movimento Abril Verde, que busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O Projeto Família Titãs aproveita essa iniciativa para sensibilizar as pessoas sobre a importância da erradicação do trabalho infantil. Crianças e adolescentes são frequentemente explorados, trabalhando em condições precárias e perigosas, expostos a diversos riscos.

Os riscos são muitos, como acidentes com máquinas de costura, queimaduras devido ao contato com produtos químicos e fadiga em decorrência de longas jornadas de trabalho. Essas crianças são expostas a perigos que deixam marcas e cicatrizes, limitando sua capacidade física ou até mesmo resultando em incapacidade física permanente. É importante que o alerta sobre as consequências do trabalho infantil esteja mais aceso do que nunca.

"O Projeto Família Titãs é uma parceria do Governo MunicipalCOMDECA e o Banco Santander e  vinculado ao Programa Amigo de Valor, e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de intervenções socioeducativas qualificadas, que propiciam a efetivação dos direitos garantidos a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O projeto é pautado no acompanhamento psicossocial e pedagógico, acompanhando as famílias e fazendo ações preventivas para mostrar que a infância deve ser valorizada e que é preciso garantir que essas pessoas tenham seus direitos garantidos para que se tornem adultos saudáveis", salientou Joana Darc.

Conheça o Projeto Família Titãs e ajude a erradicar o trabalho infantil. O endereço é Rua David Monteiro dos Anjos, no Centro, no mesmo prédio da Casa de Justiça e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Em um mês, número de casos de Covid-19 cresceu quase 800% em Pernambuco, diz Secretaria de Saúde

  De acordo com o governo do estado, 97% das notificações são de casos leves. Apenas 13% das pessoas tomaram a vacina bivalente. Imagem de ...