Páginas

terça-feira, 2 de maio de 2023

Maio Laranja: Mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

 


No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Sánchez Crespo, de oito anos, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, no estado do Espírito Santo. 18 anos depois, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir deste caso e de mobilizações, foi criado no dia 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, e o mês ficou conhecido como Maio Laranja

Segundo a ONG Maio Laranja, a cada hora, 3 crianças são abusadas no Brasil. Entre as vítimas, cerca de 51%, tem entre 1 a 4 anos de idade. Por ano, são meio milhão de crianças e adolescentes explorados sexualmente no país, sendo que há uma subnotificação dos casos: a expectativa é que somente 7,5% dos casos sejam denunciados.

O que é violência sexual contra Crianças e Adolescentes?

É uma violação dos direitos sexuais, que pode ocorrer pelo abuso ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes, seja pela força, persuasão ou ameaça, ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais, as quais são impróprias para a sua idade cronológica ou para seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

De acordo com as leis brasileiras, configura violência sexual atos praticados com pessoas de idade inferior a 14 anos. A alegação de consentimento por parte da criança ou do adolescente em atividades sexuais, pela lei deve sempre ser questionada, uma vez que crianças e adolescentes são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, cuja capacidade de autonomia para consentir ou não está ainda em processo de construção.

Como Denunciar

Se houver quaisquer suspeitas de violência ou exploração sexual infantil, os pais, responsáveis ou a própria vítima podem ligar para o Disque 100 ou buscar o Conselho Tutelar mais próximo.

Campanha Unale Maio Laranja

A Unale apoia a Campanha do Maio Laranja e pretende dar maior visibilidade a esta causa e desta forma ajudar a conscientizar a população, por isso a entidade desenvolve toda a campanha para divulgação em redes sociais e disponibiliza o material gráfico para uso dos parlamentares e Casas Legislativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Em um mês, número de casos de Covid-19 cresceu quase 800% em Pernambuco, diz Secretaria de Saúde

  De acordo com o governo do estado, 97% das notificações são de casos leves. Apenas 13% das pessoas tomaram a vacina bivalente. Imagem de ...