A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), emitiu um decreto de situação de emergência em saúde pública devido à superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais e pediátricas no estado. A medida tem como objetivo enfrentar o crescente número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causados por vírus.
O decreto, publicado no Diário Oficial, autoriza a implementação de “medidas urgentes voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil” e terá validade por 90 dias. A governadora ressaltou a necessidade de abertura de leitos, especialmente nas áreas de UTI neonatal e pediátrica, devido à ocupação expressiva das emergências hospitalares.
Segundo informações contidas no texto assinado pela governadora, a alta incidência de casos de Srag tem sobrecarregado as unidades de emergência dos hospitais, levando a uma significativa ocupação dos leitos disponíveis. Até o dia 16 de junho, todos os 219 leitos de UTI pediátrica do estado estavam ocupados.
Do Bruno Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário