Páginas

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Ícone da Vaquejada de Surubim: Dão Galdino morre aos 93 anos

 


Morreu de causas naturais na manhã deste domingo (2), aos 93 anos, na residência em que morava na Rua Oscar Loureiro, no bairro da Cabaceira, em Surubim, João Galdino dos Santos, o Dão Galdino, fundador do Parque J. Galdino.

Ele foi o responsável por promover a Vaquejada de Surubim desde 1972 com a construção do parque que leva seu nome, mas a primeira Vaquejada que realizou foi em 1960, na Fazenda Braz, zona rural de Surubim, localidade onde nasceu.

O escritor Fernando Guerra, no livro “Memória das Vaquejadas de Surubim”, descreve Dão Galdino como um “visionário que deu outra dimensão” à Vaquejada.
“Foi na vaquejada de 1971, realizada no Estádio Municipal, o conhecido Coqueirão, que o pecuarista João Galdino dos Santos envolveu-se pela primeira vez na organização de um desses eventos em Surubim. Até aquele ano as corridas de mourão surubinenses mantinham um vínculo com a comunidade local, quase sempre capitaneadas pelo Esporte Clube, que promovia invariavelmente os famosos Bailes de Vaquejada. (…) Quando o ano de 1972 atravessou o seu primeiro semestre, o “Seu Dão”, como era conhecido o Sr. João Galdino, já se empenhava em montar o próprio parque de corridas. Localizado em terreno de sua propriedade, às margens da Rodovia PE-90, hoje inserida no perímetro urbano, na Avenida Senador Paulo Guerra, realizou aí a primeira de uma série de vaquejadas. Nos dias 29 e 30 de setembro daquele ano, foi inaugurado o Parque J.Galdino, com a XX VAQUEJADA DE SURUBIM. (…) Com o sucesso financeiro dessa primeira vaquejada, Dão Galdino apressou-se a realizar a XXI VAQUEJADA no mesmo ano, nos dias 18 e 19 de novembro.”
Dão Galdino era casado há 70 anos com Severina Ribeiro do Santos, a “Dona Tila”. O casal teve oito filhos. O velório acontece na capela do Parque J. Galdino, a partir das 18h. O cortejo fúnebre sairá às 15h, desta segunda-feira (3), para o sepultamento no Cemitério São José.

Do Vertentes Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição no Distrito de Gravatá do Ibiapina em Taquaritinga do Norte

  Mais um dia 29 de novembro chega e com ele o inicio da tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição no Distrito de Gravatá do Ibiapina....