Páginas

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Brasil tem mais de 90 mil farmácias, muitas uma ao lado da outra; entenda o porque de tantos estabelecimentos


 Um vídeo viral mostrando uma disputa territorial entre farmácias em uma rua de Brasília levanta a questão sobre a proliferação desses estabelecimentos no Brasil. O crescimento do setor, impulsionado pelas grandes redes e o uso de inteligência de dados para escolher locais estratégicos para abertura de novas unidades, são fatores-chave.

Empresas usam dados para decidir se é mais vantajoso competir com concorrentes em áreas com alto potencial de clientes do que abrir lojas em locais sem concorrência, mas com menos consumidores. Mudanças nos hábitos de consumo, como a transformação das farmácias em pontos de conveniência, locais para realização de exames e centros de entrega de pedidos online, também contribuem.

Segundo o Conselho Federal de Farmácias, o Brasil possui cerca de 90 mil estabelecimentos, um aumento de 63% em 20 anos, comparado aos 55 mil em 2003. Isso leva em consideração farmácias com inscrição ativa no órgão, um requisito legal para operar.


Do Bruno Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Em um mês, número de casos de Covid-19 cresceu quase 800% em Pernambuco, diz Secretaria de Saúde

  De acordo com o governo do estado, 97% das notificações são de casos leves. Apenas 13% das pessoas tomaram a vacina bivalente. Imagem de ...