Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Escalada da Covid: Em uma semana, Estado registra 2.387 novos casos

 O aumento foi de 59,4% se comparada com a semana anterior, quando foram registrados 1.497 casos


Diante disso, especialistas alertam para a necessidade de vacinação (Foto: Sajjad Hussain/AFP))

Em uma semana, Pernambuco registrou 2.387 novos casos de Covid-19. A afirmação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), informando que esses dados foram notificados entre os dias 10 a 16 de dezembro.

O aumento foi de 59,4% se comparada com os dados da semana anterior, quando foram registrados 1.497 casos confirmados.

A escalada da doença mostra que os números de Covid quase dobraram desde o fim de novembro e início de dezembro.

Essas informações fazem parte do boletim da Covid-19 divulgado pela SES e enviado ao Diario de Pernambuco nesta terça (19).

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico 50, compreendidos entre os dias 10 a 16 deste mês, houve um grande aumento na comparação com as semanas anteriores.

“Em relação à positividade, a SE 50 registrou um número de 28,4%. A SES-PE reforça que, por ora, as infecções leves são em torno de 99% dos casos.

. informou a SES-PE”, disse a pasta em nota.

Há cinco semana, por exemplo, foram registrados 89 casos. No boletim semana seguinte, a SES-PE notificou 191 ocorrências

Depois, o número passou para 327 e chegou a 577 ocorrências. Na primeira semana de dezembro, foram 776 casos.

Diante disso, especialistas alertam para a necessidade de vacinação. Ainda mais em um período de festas e férias escolares, bem como pré-carnaval.


A falta da atualização vacinal pode desencadear surtos, alta taxa de transmissão e o desenvolvimento de novas variantes.

Estatísticas


A SES-PE também divulgou dados sobre a possibilidade de testes.

A Semana Epidemiológica 49, que vai de 3 a 9 de dezembro, aponta que 24.9% dos exames realizados no estado foram positivos.

A secretaria informa que, por enquanto, 98% dos casos são leves.

Vacinação

Em entrevista para o Diario de Pernambuco, o diretor-geral de Informações Epidemiológicas, José Lancart de Lima, comentou como as medidas podem ser mais brandas devido à imunização e como é necessário que as pessoas atualizem suas doses para que um cenário pior não volte a acontecer.

Para o especialista, é preciso massificar a importância e a segurança da vacinação.

Na comparação entre o início da pandemia e o atual momento, houve mudanças no perfil de adoecimento, que não é o mesmo padrão de mortalidade do período da pandemia.

Porém, a situação crescente de casos acende o alerta para o público de pessoas que ainda não se vacinaram.

"Nós tínhamos no Brasil, em média, cerca de 1.500 óbitos por dia Covid. Graças a Deus, a gente conseguiu, a partir da vacinação, minimizar esse impacto sobre a nossa população de mortalidade Covid. Nós minimizamos também a ocorrência de formas graves. A gente estava em uma fila de leitos de UTI, chegando aí a ter 100, 120 pessoas por dia esperando. E hoje nós não observamos mais essa pressão", afirmou.

Ainda segundo ele, o estado tem hoje, para a primeira dose de vacina bivalente, uma cobertura vacinal de 13%, que é considerada baixa.

"As principais hipóteses para o aumento de casos no estado de Pernambuco são a baixa procura pela vacina, o relaxamento de medidas de proteção, além de algumas festividades que aumentam o processo de aglomeração das pessoas", apontou.

O diretor ainda disse que não há fila em Unidades de Terapia Intensiva para casos graves atualmente.

No entanto, isso não significa que não há problema. A situação é menos grave do que nos períodos iniciais, devido à imunização e a medidas de contingência.

Por fim, ele ressalta que esses alertas são para sensibilizar a população para procurar a vacinação, para investir novamente no autocuidado, visando a própria proteção e a proteção das pessoas que estão ao redor.

Testagem

Em caso de sintomas gripais, as pessoas devem se manter isoladas das demais, usar máscara de proteção e realizar o teste para que seja identificado se é Covid-19 ou não.

É importante realizar o teste pois os sintomas podem ser facilmente confundidos com o quadro gripal ou resfriado.


Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Lero empossa novo secretário de Articulação Governamental de Taquaritinga do Norte

  O Prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre “Lero”, nomeou o novo Secretário de Articulação Governamental, Eberton Nunes de Souza...