Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 16 de dezembro de 2023

OMS pede que governantes do mundo inteiro proíbam a venda de “vapes”, conhecidos como cigarros eletrônicos


 A Organização Mundial de Saúde (OMS) instou os governantes a considerarem os cigarros eletrônicos como ameaças comparáveis ao tabaco, destacando a necessidade de “medidas urgentes” para controlá-los.

Apesar de algumas visões que veem os cigarros eletrônicos como uma ferramenta para reduzir os danos do tabagismo, a OMS citou estudos que indicam falta de evidências suficientes de que os “vapes” ajudem os fumantes a parar e alertou sobre os riscos à saúde, especialmente para não fumantes, incluindo crianças e jovens.

A organização propôs mudanças, como a proibição de aromatizantes, como mentol, e a aplicação de medidas de controle do tabaco aos cigarros eletrônicos, como impostos elevados e proibições em locais públicos. Embora a OMS não tenha autoridade sobre as regulamentações nacionais, suas recomendações costumam ser adotadas voluntariamente. No Brasil, a venda desses cigarros já é proibida, conforme decisão de uma audiência pública no Senado Federal e em outros 31 países.

Do Bruno Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Balanço: 12 pessoas assassinadas durante 24 horas em Pernambuco; um homicídio aconteceu em Caruaru

  Homicídio em Caruaru – Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade A violência em Pernambuco parece não ter freio. Nesta quarta-feira (21), ma...