Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Opera Paraíba realiza 650 cirurgias de catarata no Hospital Santa Filomena, em Monteiro

 

Meu neto tem três anos e eu nunca vi o rosto dele por conta da catarata. Os outros dois eu já vi, mas o mais novo eu só pego no rosto. E meu sonho é fazer essa cirurgia pra ver meu neto,” conta a aposentada Josileide Fernandes, de 54 anos, moradora de São José dos Cordeiros. Ela é uma das 648 pessoas beneficiadas com o mutirão de catarata oferecido pelo Programa Opera Paraíba, no Hospital Santa Filomena, unidade pertencente à rede estadual de saúde em Monteiro. A iniciativa, criada pelo Governo da Paraíba em 2019, tem o objetivo de acelerar e facilitar o acesso da população paraibana às cirurgias eletivas no estado,
Os procedimentos no Hospital Santa Filomena tiveram início na última quinta-feira (30) e seguem até a próxima segunda-feira (11), sendo oferecidas 54 cirurgias por dia. De acordo com a diretora-geral do hospital, Adriana Rodrigues, esse é o quinto mutirão da especialidade realizado na unidade em 2023.
“Essa é a quinta vez que o Opera Paraíba vem ao Santa Filomena oferecendo cirurgias de catarata. Com isso, já chegamos à marca de 1.655 cirurgias oftalmológicas só este ano. Sem dúvidas, um ganho muito grande para esses pacientes, a maioria idosos, que têm de volta sua autonomia,” observou.
A aposentada Antônia do Amaral, de 75 anos, da cidade de Monteiro estava ansiosa para ter de volta a independência, e não precisar mais da ajuda da nora para fazer os serviços de casa. “Eu não vejo a hora de fazer minhas coisinhas sem depender que minha nora faça por mim. Quando eu tiver vendo, vou cuidar da minha casa”, disse, ansiosa.
A iniciativa busca atender a demanda da população da região do Cariri, que abrange 17 municípios. Para participar do programa, é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Lero empossa novo secretário de Articulação Governamental de Taquaritinga do Norte

  O Prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre “Lero”, nomeou o novo Secretário de Articulação Governamental, Eberton Nunes de Souza...