Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Samu anuncia ampliação do atendimento médico no Carnaval do Recife

 Informação foi divulgada, nesta quarta-feira (24), durante encontro de instituições como Corpo de Bombeiros, Controle Urbano e Neoenergia


Ações integram controle de agremiações, prevenção de acidentes, saúde e monitoramento de polos de folia (Foto: Rafael Vieira/DP)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) anunciou que dobrará o número de postos médicos avançados no Carnaval 2024. O acréscimo na operação acontece no Marco Zero, no Bairro do Recife, considerado um dos principais polos da folia. Pela primeira vez, dois centros especializados vão atender ao público, distribuídos nas extremidades norte e sul do corredor da Avenida Alfredo Lisboa. O incremento também contará com 50 motolâncias, sendo 10 a mais que o ano anterior, operando durante as festividades diurnas e noturnas.

O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (24), durante reunião do grupo de trabalho conjunto, que também envolve o Corpo de Bombeiros Militar, Controle Urbano e Centro de Operações do Recife (COP) e a Neoenergia Pernambuco. Para estender a cobertura aos foliões, da quinta-feira (8), data programada para abertura da festa, até a Quarta de Cinzas, o número de unidades fixas do Samu também vai saltar de 13 para 21, acolhendo as áreas de maior movimentação.

"Temos trabalhado continuamente para, juntamente com os demais parceiros, contribuir com a tranquilidade e o bem-estar da população. As recomendações permanecem bem semelhantes, orientando sempre as pessoas que evitem exageros no consumo de álcool, se alimentem bem e estejam hidratadas, com a ingestão de bastante água, em razão das altas temperaturas. Também é importante afastar-se de áreas íngremes, para evitar quedas e possíveis traumatismos", explica o coordenador geral do Samu Leonardo Gomes.

Conforme o gestor, ainda haverá o convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). "O helicóptero de resgate estará presente durante todo o Carnaval, possibilitando um resgate mais ágil nos locais de apresentações, assim como em ocorrências de acidentes nas rodovias. É sempre bom lembrar que, independente dos dias de folia, quem não brinca também vai permanecer contando com o amparo do Samu, com atendimento 24 horas, através do telefone 192", completou. A Prefeitura do Recife também participou da reunião, reafirmando ações integradas de Controle Urbano, engajada com diversas secretarias, assim como um sistema de monitoramento em tempo real.

O Corpo de Bombeiros destacou a importância de que os blocos carnavalescos realizem os procedimentos de autorização, com prazo até o dia 31 de janeiro. O processo envolve o acesso ao site da corporação, observando as orientações da cartilha específica e realizar a solicitação do auto de vistoria (AVCB). As agremiações também devem procurar a Secretaria de Defesa Social (SDS), no endereço: eventos.sds.pe.gov.br, para solicitar o apoio das forças de segurança. "Mesmo sendo um trabalho feito antecipadamente, teremos equipes de plantão, tanto para o atendimento às vítimas, como também vistorias de regularização nas estruturas físicas montadas na Região Metropolitana e Interior" explicou o major Getúlio Sena.

ELETRICIDADE

A Neoenergia também informou que atuará com medidas de prevenção e segurança, coibindo incidentes envolvendo, sobretudo, ligações irregulares de energia elétrica. Para os dias de Carnaval, a distribuidora anunciou um aumento de 40% no número de equipes de plantão 24 horas por dia, espalhados pelos principais polos do Estado. "Mais do que levar energia, o nosso foco é prevenção e segurança para todas as pessoas", destacou o superintendente, Leonardo Moura.

Conforme o apanhado, quatro subestações móveis estarão à disposição para, em caso de emergência, serem conectadas ao sistema e suprir eventuais necessidades. No balanço divulgado, já foram feitas inspeções em mais de 60 mil quilômetros de rede e 434 mil podas na vegetação que se encontrava próxima aos fios. Também foram feitas substituições ou melhorias em 677 equipamentos pertencentes às subestações dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Balanço: 4 pessoas são baleadas e duas morrem em Brejo da Madre de Deus

  Foto: Reprodução/Estação Notícias Registrados 7 homicídios nesta terça-feira (27) em Pernambuco. Entre as vítimas, uma mulher. Com estas m...