Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Nutricionista dá dicas de como curar a ressaca depois das festas de carnaval

 

Os principais sintomas da ressaca estão associados a desidratação causada pelo excesso de álcool no organismo

 

Após curtir os cinco dias da festa de Carnaval, uma rotina com blocos, shows, festas regadas a ingestão de comidas e bebidas alcoólicas, muitos foliões sofrem com sintomas da famosa ressaca. Boca seca, enjoo, falta de apetite e até dor no estômago são alguns dos sinais. Mas como melhorar esses sintomas?

 

Os principais sinais da ressaca estão associados a desidratação causada pelo excesso de álcool no organismo e a pouca ingestão de água, explica o nutricionista e professor do curso de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Crístenes Melo. “Logo, alimentos que sejam ricos em água em sua composição podem ser um ótimo aliado para minimizar os sintomas, além de serem ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras, como melancia, abacaxi, laranja, melão e água de coco. Além disso, é sempre bom reforçar a necessidade de ingestão da água mineral”, enfatiza.

 

Para quem acordou com os sintomas muito pesados da ressaca, para recuperar o corpo, é necessário começar com a hidratação, depois optar por alimentos saudáveis e ricos nutricionalmente, como é o caso das frutas, verduras e legumes, além dos que são in natura.


“Fazer as principais refeições ao longo do dia e sempre priorizar pratos mais saudáveis, consumir em locais de confiança, que a pessoa sabe a procedência. Evitar comprar lanches em quiosques e em barracas de higiene duvidosa”, orienta. 

 

O que muita gente não sabe é que o café não é um aliado do corpo para curar os sintomas. “Muitos quando estão de ressaca procuram o café como meio de aliviar os sintomas, todavia, caso seja ingerido em grande quantidade, pode ser um vilão. Ao longo do dia pode atrapalhar na hidratação, tendo em vista que a cafeína presente nesta bebida possui propriedades diuréticas”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Redução do IPVA resulta em economia de R$ 504 milhões para motoristas pernambucanos

  A redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), apresentada pelo Governo Raquel Lyra, já resulta em u...