Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sexta-feira, 1 de março de 2024

Chuvas registram prejuízos e causam alagamentos em bairros de Santa Cruz do Capibaribe

 

Raio é registrado próximo à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Nova Santa Cruz

O mês de fevereiro encerrou sob fortes chuvas na cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Apenas nos últimos dois dias do mês, choveu mais do dobro da média histórica para todo o mês de fevereiro no município e, mediante o forte temporal, a cidade registrou alagamentos e incidentes.

No final da tarde e início da noite de quarta-feira (28), a chuva, que teve início por volta das 17:40, perdurou durante boa parte da noite de forma intensa e só amenizou por volta das 22h. 

Nesse tempo, houve registro de um acidente envolvendo um veículo modelo Mitsubishi Pajero de cor branca, que caiu em um canal na via de acesso que liga a Avenida Biu de Deda no Loteamento Neco Aragão ao bairro Santo Agostinho. Na ocasião, não houve feridos. Pouco tempo depois, o carro foi removido do canal através da ajuda de um motorista de carro pipa, que puxou o veículo. A Defesa Civil do município prestou apoio nessa situação.

Motorista perde controle e veículo cai em canal que corta bairro do município

Pajero é removida do canal por caminhão pipa

Motoqueiro enfrenta dificuldades para atravessar avenida

Gameleira cede e atinge veículo

Pouco tempo depois, uma árvore conhecida como “Gameleira” acabou cedendo na Avenida Padre Zuzinha e atingiu um carro que estava estacionado na rua. Neste incidente, felizmente também nenhuma pessoa foi atingida e apenas danos materiais foram registrados no carro.

Carro foi atingido por ‘Gameleira’ na Avenida Padre Zuzinha

Água invade UPA 24h pelo telhado

Também na quarta, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santa Cruz do Capibaribe registrou infiltração no telhado. A Unidade passou por reforma recentemente e foi entregue no dia 8 de agosto do ano passado.

Água acessa a UPA 24h pelo telhado

Água escorre pelas paredes próximo à tomadas na UPA 24h

De acordo com as imagens divulgadas por pacientes através das redes sociais, elas mostram a água descendo pelo telhado e entrando pelas laterais da unidade hospitalar. Segundo os pacientes, a água teria invadido algumas salas, como por exemplo a ala vermelha pediátrica.

Em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, ela esclareceu que a Secretaria de Saúde informou que a obra ainda está na garantia e a empresa será responsável pela readequação e resolução do caso.

Dados pluviométricos

Em contato com o ambientalista Pablo Ricardo, foram repassados os números pluviométricos que calculam a quantidade de chuvas registradas na cidade e na zona rural na quarta-feira (28) e na quinta-feira (29). Em Santa Cruz do Capibaribe a chuva foi de 52,2 milímetros na quarta (28) e de 48,8mm na quinta-feira (29). Confira abaixo a quantidade de chuvas na zona rural e em outros municípios circunvizinhos.

Quarta-feira (28)

  • Vila do Pará – 46mm
  • Sítio Pé de Serra – 50mm 
  • Pindurão dos Ramos – 47mm
  • Serrote da Palha – 45mm
  • Moreira – 32mm

Cidades circunvizinhas:

  • Brejo da Madre de Deus – 45mm
  • Taquaritinga do Norte – 74mm
  • Toritama – 46mm

Quinta-feira (29)

  • Sítio Moreira: 15mm
  • Sítio Pindurão: 42,5mm
Do Blog da Polo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...