Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 2 de março de 2024

Pernambuco registra primeira morte por meningite; vítima foi criança de 7 anos

 

A princípio, a criança foi para uma policlínica do Recife e depois encaminhada para o Imip (Foto: João Velozo/Arquivo DP)

Pernambuco registrou a primeira morte por meningite em 2024. A paciente era uma menina de apenas 7 anos de idade que morava no bairro do Ibura, no Recife, Ela morreu no dia 17 de janeiro após desenvolver diversos sintomas da doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife nesta sexta-feira (1º).

A criança apresentou os primeiros sintomas no dia 15 de janeiro, entre eles cefaleia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas e vômitos. A princípio, ela foi para uma policlínica do Recife e depois encaminhada para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), onde foi diagnosticada com meningococcemia, uma infecção generalizada, sorotipo C.

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Saúde, a menina estava com o cartão de vacina em dia. A pasta ainda informou que acompanhou as pessoas que tiveram contato com a criança para identificar possíveis sintomas.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A principal função destas membranas é proteger o cérebro e o sistema nervoso. Quando um paciente é diagnosticado com meningite, é porque essa membrana está inflamada e precisa ser tratada.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as principais vacinas para prevenir a meningite estão:

*Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
*Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
*Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
*Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
*Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...