Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 23 de junho de 2018

Suíços fazem provocação política a Sérvia: vem punição

Comemoraram gols em alusão à bandeira da Albânia
ANSA e Estadão Conteúdo
Autores dos gols da Suíça na vitória sobre a Sérvia, por 2 a 1, Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri aproveitaram o momento para provocar os rivais. Ambos de origem kosovar, os jogadores comemoraram imitando a águia da bandeira da Albânia, para provocar os sérvios. Os gestos chegaram a ser confundidos como uma alusão à pomba da paz.
Xhaka nasceu na Suíça, mas é filho de um cidadão do Kosovo que ficou mais de três anos preso por protestar contra a Iugoslávia comunista. Já Shaqiri é natural da cidade kosovar de Gjilan e emigrou para o país alpino ainda criança.
O Kosovo declarou sua independência unilateralmente em fevereiro de 2008, mas a Sérvia ainda não reconhece a autonomia de sua ex-província, assim como cerca de 90 países, incluindo o Brasil.
Para os sérvios, o Kosovo é o berço de sua civilização, embora a grande maioria de seus quase 2 milhões de habitantes seja de etnia albanesa, o que explica o gesto dos atletas. Tanto Xhaka quanto Shaqiri podem ser punidos pela Fifa, que proíbe manifestações políticas em campo.
Questionado sobre o gesto, Shaqiri preferiu não alimentar a polêmica. "É algo que eu penso, não quero falar sobre isso", afirmou o meia-atacante, que ainda recebeu o cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração. "No futebol, vivemos sempre de sentimentos. Todos puderam ver o que eu fiz e é apenas um sentimento. Apenas me sinto feliz por ter marcado o gol. Fiz o gesto e não quero falar sobre isso."
O treinador da Suíça, Vladimir Petkovic, também evitou entrar no assunto. "Nunca se deve misturar política e futebol. Sempre temos que respeitar isso. Tivemos um ambiente lindo aqui e uma experiência positiva [em campo]. Isso é futebol", declarou.
Mladen Krstajic, técnico da Sérvia, foi outro que optou por desconversar sobre o tema. "Não tenho nada a dizer. Não me meto com essas coisas. Sou uma pessoa dedicada ao esporte e é assim que eu vou continuar", afirmou. 

Do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...