Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Pela primeira vez, Vaticano autoriza bênção para casais homossexuais

 

Papa Francisco - (crédito: Tiziana FABI / AFP)

Pela primeira vez, sob aprovação do papa Francisco, o Vaticano autorizou bênçãos não litúrgicas para casais do mesmo sexo. A novidade foi anunciada por meio de um documento oficial, divulgado nesta segunda-feira (18/12). Agora, padres e bispos podem abençoar casais homossexuais e em “situação irregular” para a igreja Católica. O documento, no entanto, enfatiza que a benção não poderá ter semelhança a uma cerimônia de casamento.

“Esta benção nunca acontecerá ao mesmo tempo que os ritos civis de união, nem mesmo em conexão com eles. Nem sequer com as vestimentas, gestos ou as palavras próprias de um casamento”, explica o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Além disso, os padres católicos podem, a partir de agora, fazer a cerimônia se quiserem, mas estão proibidos de impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar ajuda de Deus através de uma simples benção”.

Vale lembrar que, em outubro, durante discurso, o papa Francisco havia indicado que a Igreja poderia passar a permitir a bênção a casais homossexuais em um futuro próximo.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

  A coletiva será realizada às 11h, no auditório do Ministério da Fazenda. Prazo de entrega das declarações começa no dia 15/3 A Receita Fed...