Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 23 de dezembro de 2023

Vereadores do PSB são cassados por fraude na cota de gênero em Itamaracá; candidata fictícia não teve voto nem dela mesma

 Ausência de votos e de movimentação financeira foram indícios levantados pelo TRE de candidatura fictícia.


Câmara Municipal da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife — Foto: Foto: Google Street View/Reprodução

Três vereadores de Itamaracá, no Grande Recife, perderam o mandato após uma decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco que cassou a chapa do PSB no município, na terça-feira (19).

A medida foi tomada após a investigação de uma fraude à cota de gênero durante as eleições municipais de 2020, já que uma candidata, que é filha de um outro candidato a vereador, foi considerada fictícia por não obter votos e sequer votar em si mesma.

Segundo o TRE, uma candidata que fazia parte da chapa do PSB, identificada como Flávia Azevedo Madureira, foi considerada fictícia. O partido, procurado pelo g1, disse que não iria comentar o assunto.

Por conta disso, os vereadores Harlley Monteiro, Tiago Américo e Joelson Gonçalves de Jesus perderam os mandatos, já que a legenda não cumpriu o percentual mínimo de 30% de candidatas mulheres na chapa.

Os desembargadores que julgaram o processo consideraram que a candidatura de Flávia era fictícia considerando diversos fatores, entre eles:

A candidata não recebeu nenhum voto, nem dela mesma;
Fez campanha para o próprio pai, Flávio Madureira;
Não realizou campanha para si mesma;
Não movimentou recursos partidários durante a campanha;
Não se afastou do cargo público que ocupava para disputar as eleições.

Levando em consideração as evidências de fraude, o TRE determinou a cassação de todos os votos atribuídos aos candidatos e candidatas do PSB ao cargo de vereador em Itamaracá.

Segundo o tribunal, os votos serão recontados e as vagas na Câmara Municipal serão redistribuídas entre os outros partidos que atingiram o quociente eleitoral. Os nomes dos políticos que vão assumir os cargos não foram divulgados.

Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Balanço: 12 pessoas assassinadas durante 24 horas em Pernambuco; um homicídio aconteceu em Caruaru

  Homicídio em Caruaru – Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade A violência em Pernambuco parece não ter freio. Nesta quarta-feira (21), ma...