Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Caraúbas, Zabelê e outras cinco cidades da Paraíba têm situação de emergência reconhecida

 

O governo federal reconheceu a situação de emergência em decorrência da estiagem em Campina Grande e outras seis cidades paraibanas. O reconhecimento, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foi formalizado através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (8).
Além de Campina Grande, estão nessa nova lista Caraúbas, Juazeirinho, Mãe D`Água, Tacima, Vieirópolis e Zabelê. No fim do ano passado, 19 também foram incluídas em situação de emergência por causa da estiagem.
Com a portaria desta segunda-feira, o total de municípios da Paraíba em situação de emergência devido à estiagem, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), chega a 59.
Situação de emergência
A medida permite que os municípios listados solicitem recursos federais para atendimento à população afetada pela estiagem. Os recursos são usados, principalmente, na compra de água e no aluguel de caminhões-pipa, além de cestas básicas.
O municípios em estado de emergência poderão solicitar recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados e, após aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Impacto Devastador da CPI nas Pretensões Políticas de Capilé

  Santa Cruz do Capibaribe - A recente conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Reforma da Câmara em Santa Cruz do Capibaribe...