Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Tecnologia: Ceará cria carro voador que custará R$ 2 milhões

 

Foto: Vertical Connect/Divulgação

Será lançado no segundo semestre de 2024 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), um “Carro Voador” que custará em torno de R$ 2 milhões.

O veículo Gênesis-X1 será um veículo não tripulado que presta serviço para os setores do agro, logística, polícia e bombeiro, segundo startup cearense Vertical Connect, responsável pelo projeto informou que para pilotar o veículo não será necessário habilitação pois ele será 100% autônomo, seus locais de estacionamento serão os “Vertipontos”, a versão do heliponto para os carros voadores, como ainda não existem pontos disponíveis esses veículos poderão utilizar helipontos comuns, desde que possuam as exigências necessárias atendidas.

Com o Gênesis-X1 não será necessário o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), pois o veículo tem custos ligados a aviação, dessa forma não tendo impostos rodoviários. O Gênesis-X1 comportará duas pessoas, com largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros, seu tempo de voo será de no máximo 60 minutos, tendo velocidade máxima de 130 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Impacto Devastador da CPI nas Pretensões Políticas de Capilé

  Santa Cruz do Capibaribe - A recente conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Reforma da Câmara em Santa Cruz do Capibaribe...