Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 24 de fevereiro de 2024

'Maré vermelha' chega à praia de Boa Viagem e governo recomenda evitar banho de mar onde água tiver cor e cheiro diferentes

 


O fenômeno conhecido como "maré vermelha", que tem causado intoxicação em banhistas no Litoral Sul de Pernambuco, chegou à praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) monitora o local desde terça-feira (20), quando surgiram as primeiras manchas, e recomenda evitar o banho de mar onde a água tiver cor e cheiro diferentes.

Até este mês de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 338 casos suspeitos de intoxicação por conta da "maré vermelha". As ocorrências se concentraram principalmente na praia de Tamandaré, mas três pessoas também foram hospitalizadas após tomar banho de mar em Maracaípe, em Ipojuca, no Grande Recife.

Esse fenômeno natural é "causado pelo crescimento excessivo de microalgas planctônicas que liberam toxinas, principalmente devido ao aumento de temperatura das águas do oceano nesta época do ano", segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Sobre a "maré vermelha" em Boa Viagem, a CPRH disse que foi informada sobre o aparecimento de manchas no mar e enviou uma equipe de técnicos ao local para coletar amostras da água. Segundo a agência, “os resultados confirmaram que a mancha é uma floração de dinoflagelados, um grupo diversificado e com espécies potencialmente produtoras de toxinas”.

Procurada pelo g1, a Secretaria Estadual de Saúde informou não ter recebido notificações de saúde de casos envolvendo a "maré vermelha" na praia da Boa Viagem. Também disse que "está em contato com a CPRH para o acompanhamento do fenômeno".

Sintomas

Em caso de contato direto ou indireto com a água contaminada, os principais sintomas de intoxicação são:

Dor de cabeça;

Mal-estar;

Dor no corpo;

Náusea;

Dor abdominal;

Vômitos;

Irritação nos olhos;

Irritação na garganta;

Irritação nasal;

Irritação de pele.


Com informações do G1 Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Deputado Abimael Santos é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria

 No dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu um passo histórico ao oficializar os trabalhos da Frente Parlamentar ...