Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Museu da Sulanca conquista 6º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal

O Museu da Sulanca, que faz parte do Moda Center, foi contemplado com uma das mais importantes premiações do setor de museus no Brasil, o 9º Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal 2023, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). Esse prêmio visa reconhecer e valorizar boas práticas de educação desenvolvidas por instituições museológicas privadas sem fins lucrativos, alinhadas aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).


Assim, a iniciativa “Museu da Sulanca: retalhos de uma história”, avaliada por diferentes critérios regidos em edital específico, foi premiada, entre 30 museus brasileiros, com um apoio financeiro, levando o Museu da Sulanca ao 2º lugar em Pernambuco, 4º lugar no Nordeste e 6º lugar a nível nacional. Esse reconhecimento é fundamental para repensar sua estrutura física, fortalecer seu papel formativo na sociedade e contribuir para novos projetos. 



Essa premiação é fruto de uma série de atividades do Museu da Sulanca, desde os últimos 3 anos, como podemos destacar o projeto “Nós Sulanca” (2021), apresentando virtualmente parte do seu acervo, registros e relatos dessa primeira exposição pública no seu espaço; e a ação “Capital da Sulanca: 70 anos” (2023) que levou os visitantes a resgatarem o período histórico-econômico da confecção de roupas em Santa Cruz do Capibaribe, no final da década de 1940, até os dias atuais.



Além disso, o histórico de participações do Museu em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal e por outras instituições tornou-se um dos pilares para esse resultado final do Prêmio Darcy Ribeiro. Entre essas ações, estão a Semana da Pessoa com Deficiência (que teve a Sulanca como tema abordado pela rede municipal de ensino) e a exposição na 1ª edição do Polo de Cultura e Gastronomia.



Como diz Adelmo Teotônio, Conservador de Bens Culturais do Museu, “O significado desse prêmio do Ibram está no papel essencial que o Museu da Sulanca exerce em Santa Cruz do Capibaribe (PE), principalmente para educadores, estudantes de escolas locais públicas e privadas, ao projetar memórias e vivências educativas em torno do fenômeno ‘Sulanca’. É com imensa felicidade e gratidão a todos que fazem o Moda Center, que essa conquista abrirá novas janelas em prol do diálogo da coparticipação museu-escola; de mais ações de acessibilidade para PCDs; de visitas mais imersivas, inclusivas, lúdicas”.



Daqui a alguns meses, para fins de registro e memória do Ibram, haverá a publicação de um artigo com fotografias sobre essa iniciativa premiada do Museu da Sulanca no “Caderno Educação Museal: experiências e narrativas”. Nesse olhar ao futuro, mais esforços para sua modernização serão mobilizados, implementando seu projeto de ambiente virtual, com aperfeiçoamento profissional e práticas inovadoras, que protagonizem as experiências dos visitantes.


Sobre Darcy Ribeiro



Nascido em Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922, foi antropólogo, sociólogo, professor, escritor, político e defensor dos direitos e cultura dos povos indígenas.


Teve importante atuação durante os movimentos contrários à Ditadura Militar, sendo inclusive exilado do país. Ao retornar ao Brasil, Darcy Ribeiro foi vice-governador do Rio de Janeiro entre os anos de 1983 e 1987, onde implantou escolas de tempo integral para crianças e adolescentes de baixa renda. Também foi um dos principais pensadores para a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que redefiniu o modo de ensino no país, desde sua promulgação, em 1996.


Por suas ações, recebeu honrarias em universidades como Sorbonne, Universidade de Copenhague, Universidade do Uruguai e a Universidade de Brasília. Dentre seus livros publicados, se destaca “O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil”, que retrata o inconformismo pela desigualdade social e a história da formação da sociedade brasileira. Morreu, em 1997, vítima de câncer.


Mais informações sobre o Edital e os resultados do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal 2023 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) consulte:


https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/fomento-e-financiamento/editais-de-fomentos-e-financiamento/editais-2023/premio-darcy-ribeiro-de-educacao-museal-2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Impacto Devastador da CPI nas Pretensões Políticas de Capilé

  Santa Cruz do Capibaribe - A recente conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Reforma da Câmara em Santa Cruz do Capibaribe...