Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

segunda-feira, 25 de março de 2024

Moradores de Pernambuco poderão tirar nova Carteira de Identidade Nacional a partir de abril

 
 O Governo do Estado de Pernambuco promoveu nesta quinta-feira (21) uma solenidade para marcar oficialmente o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado. O evento ocorreu na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), localizado em Santo Amaro, na área central do Recife, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB).


O gerente do IITB, delegado Paulo Jean, destacou que o lançamento da nova identidade é um marco histórico. Ele informou que será elaborado um calendário para a emissão do documento, com prioridades definidas. O agendamento para tirar a nova carteira deve ser feito pelo site https://www.pecidadao.pe.gov.br/.

Segundo Jean, a primeira fase da emissão da nova carteira será destinada a pessoas acima de 60 anos, com a idade sendo progressivamente reduzida ao longo dos meses seguintes. Ele também ressaltou que os estudantes sem identidade serão convocados automaticamente.


A nova Carteira de Identidade Nacional adota um padrão nacional e utiliza o número único para todo o país, o CPF. Com isso, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão, o que reduz fraudes e custos para a sociedade, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, permite a integração de dados de forma segura e em tempo real, possibilitando que diferentes áreas do governo atuem de maneira integrada para atender às necessidades dos cidadãos.

Entre as inovações da CIN está a inclusão do QR Code, que facilita a verificação pela Segurança Pública e por unidades de atendimento públicas e privadas, e a Machine Readable Zone (MRZ), que possibilita o uso do documento como documento de viagem, mediante acordo entre países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mecânico é morto a tiros em plena luz do dia no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus

  Mais um crime de morte aconteceu no bairro Boa Esperança, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Nesta terça-feira, 23 de ab...