Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2018

A PEDIDO DE FERNANDO BEZERRA, SENADO VAI OUVIR ITAMARATY SOBRE ENTRADA DO BRASIL EM GRUPO DE PAÍSES DESENVOLVIDOS

Brasília, 16/03/18 – Em atendimento à proposta de Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado convidará o diplomata Carlos Márcio Bicalho Cozendey, embaixador do Brasil junto à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), para audiência pública no colegiado. O objetivo do debate será obter informações do Itamaraty sobre o processo de adesão do Brasil à OCDE, entidade internacional composta pelos países com as economias mais fortalecidas do planeta.
“A entrada do Brasil neste grupo significará nossa integração às nações mais desenvolvidas do mundo, o que produzirá impactos muito positivos para a economia brasileira”, defende Fernando Bezerra que, no último dia 28, conversou com o diretor da Rede Parlamentar da OCDE, Anthony Gooch, e o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O encontro marcou o início das tratativas legislativas para que o Brasil passe a integrar o grupo.
Durante a reunião, no gabinete de Bezerra Coelho no Senado, o vice-líder do governo na Casa sugeriu que Tasso Jereissati converse com outros senadores para que seja definido um grupo de parlamentares responsável pela aproximação do Brasil à Organização. Anthony Gooch afirmou que considera “necessária” a adesão brasileira ao grupo.
“Temos interesse em integrá-lo pela importância do Brasil dentro da América Latina e pelo potencial econômico que enxergamos no país”, afirmou Gooch. O diretor da OCDE ainda lembrou que países como México, Costa Rica e Colômbia já fazem parte da Organização. E que Argentina e Peru estão em processo de adesão ao grupo.
O requerimento do senador Fernando Bezerra para a realização da audiência pública na Comissão de Relações Exteriores foi aprovado nesta quinta-feira (15). A data do debate será marcada pela CRE.
OCDE – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma entidade internacional formada por 35 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado. Ela conta com uma plataforma para a comparação de políticas econômicas, solução de problemas comuns e coordenação de políticas domésticas e internacionais. A maioria das nações que integram a OCDE tem elevados Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano.

Do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Cinco vereadores são afastados por suspeita de integrar esquema de 'funcionários fantasmas' em Pernambuco

Policiais civis cumprem mandados de busca e apreensão em operação que tem como um dos alvos a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agost...

Matérias mais vistas